Descasque a cebola e pique-a, bem como o aipo; descasque e pique os alhos. Deite metade da cebola e o aipo num tacho, junte metade do azeite e deixe refogar um pouco. Acrescente metade dos alhos picados e 1 folha de louro e deixe refogar mais um pouco.
Junte depois os tomates pelados, previamente cortados em cubos, e deixe refogar por mais 2 minutos. De seguida, adicione os orégãos e o feijão escorrido, tempere com sal e pimenta, mexa e deixe cozinhar durante 10 minutos. No final, envolva alguns cubinhos de pimento vermelho.
Entretanto, leve ao lume outro tacho com o restante da cebola e do azeite e deixe refogar até a cebola ficar translúcida. Junte depois o restante alho e deixe refogar mais um pouco.
Acrescente, de seguida, o arroz e deixe cozinhar até ficar translúcido, mexendo. Adicione o dobro do seu volume em água, junte a restante folha de louro e tempere com sal. Deixe levantar fervura, baixe o lume e deixe cozinhar até a água secar.
Disponha o preparado de feijão nas bordas dos pratos e coloque no centro o arroz. Decore com gomos de tomate-cereja, polvilhe com salsa picadinha e sirva.