Modo de preparação
  • Para a açorda: Comece por cozer o bacalhau. Depois de cozido, retire-o e escalfe os ovos durante cerca de 1 minuto. Reserve. Num almofariz pisa-se o pimento cortado em pequenos cubos, com os alhos, os coentros e o sal, até formar uma pasta. Deita-se esta mistura numa terrina de servir e junta-se o azeite. Na hora de servir, junta-se o pão, os ovos e a água da cozedura do bacalhau que deve estar bem quente. Rectifica-se de sal.
  • Entretanto prepara-se a tempura de bacalhau: Prepare a tempura conforme as instruções da embalagem. Corte os lombos de bacalhau em pequenas tiras. Passe-as pela mistura da tempura e frite-as em azeite bem quente, até dourarem de ambos os lados. Escorra-as e coloque-as sobre papel absorvente. Sirva de imediato com a açorda.
  • Para a salada de pimento vermelho: Corte meio pimento vermelho em cubos muito finos, junte 1 pedaço de cebola cortada muito finamente e tempere com azeite, vinagre, e salsa picada. Sirva sobre a tempura! Acompanhe com figos e paio de porco, se assim o desejar. Bom apetite
Notas
Mais um delicioso exemplar para o nosso cardápio de receitas do Alentejo! Perca-se pelos sabores característicos desta bela região de Portugal, e aprenda a fazer açorda de ovos, onde o tradicional bacalhau cozido deu lugar a uma suculenta e estaladiça tempura de bacalhau. Para mim, a conjugação perfeita, que em nada desvirtua este belo prato de origem Alentejana!

Gostou? Então vai querer ver estas

Bem-vindo ao mundo da teleculinária!
Queremos partilhar consigo todas as novidades, as melhores sugestões de receitas e fantásticas dicas para o ajudar na cozinha.

    Publicidade