Modo de preparação
  • Leve ao lume um tacho com água e sal. Quando estiver a ferver, junte o esparguete e mexa. Adicione algumas gotas do azeite e deixe cozer, durante cerca de 7 a 10 minutos. Escorra e reserve um pouco da água da cozedura.
  • Noutro tacho, adicione o restante azeite, o louro, os alhos picados e a pancetta ou bacon, cortado em cubos. Deixe alourar, mexendo de vez em quando.
  • À parte, bata ligeiramente os ovos com as gemas e metade do queijo ralado. Tempere com sal e pimenta e acrescente ao refogado anterior, em lume brando (se necessário, use um pouco da água da massa de forma a tornar o molho mais cremoso).
  • Adicione o esparguete, envolva, retifique os temperos e elimine a folha de louro. Coloque a carbonara num prato grande e polvilhe com o restante queijo ralado. Sirva de seguida, bem quente.
Notas
Esta receita de carbonara, combina ingredientes ricos como pancetta ou bacon, que trazem um sabor defumado e uma textura crocante, com a cremosidade dos ovos e do queijo ralado, criando um molho suave e envolvente que adere perfeitamente ao esparguete.
O método de cozinhar a massa em água salgada até ficar al dente, e então combiná-la com um refogado saboroso de pancetta e alho, estabelece uma base de sabores robustos. A técnica de misturar os ovos batidos e o queijo no refogado em lume brando, utilizando a água da cozedura para ajustar a cremosidade do molho, é crucial para obter a textura característica da carbonara, evitando que os ovos cozinhem demais e se transformem em omelete.
Finalizar o prato com mais queijo ralado e servi-lo imediatamente garante que os sabores sejam capturados no seu pico, oferecendo uma experiência gastronómica rica e satisfatória. Esta abordagem tradicional da carbonara é uma prova da culinária italiana, onde a simplicidade dos ingredientes é elevada pela precisão da técnica.

Gostou? Então vai querer ver estas

Bem-vindo ao mundo da teleculinária!
Queremos partilhar consigo todas as novidades, as melhores sugestões de receitas e fantásticas dicas para o ajudar na cozinha.

    Publicidade