Prepare a massa: misture bem a farinha com a manteiga. Junte o ovo, um pouco de sementes a gosto e uma pitada de sal. Amasse até ligar muito bem os ingredientes. Reserve.
Prepare o recheio: corte os tomates e os queijos em rodelas. Triture o tomate seco com 30 g da amêndoa e um pouco de azeite, de forma a obter um creme. Reserve.
Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada. Forre com ela uma forma de aro amovível (cerca de 30 cm de diâmetro) e pique o fundo com um garfo. Leve ao forno, pré-aquecido a 170ºC, durante 30 minutos.
Retire a massa do forno e deixe arrefecer um pouco. Recheie depois com o creme de tomate seco e disponha por cima as rodelas de tomate e queijo intercaladas. Cubra com a rúcula e as restantes amêndoas, grosseiramente picadas. Tempere com pimenta e um fio de azeite, desenforme e sirva.