300 g de filetes de salmão frescos sem pele e espinhas
16 tomates cereja
4 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de polpa de tomate
2 colheres (sopa) de concentrado e tomate
1 colher (sopa) de molho de soja
Alho em pó q.b.
Tabasco q. b.
Manjericão q.b.
Sal e pimenta q.b.
Modo de preparação
Faça a massa. Deite a farinha para a picadora, junte a margarina cortada em cubos e ligue até obter uma mistura areada. Adicione as gemas e a água fria e ligue novamente até ficar homogéneo. Deite a massa para uma tigela, amasse um pouco, tape com película aderente e deixe repousar no frio durante 30 minutos.
Unte formas de tartelete com margarina. Estenda a massa deixando-a com cerca de 0,5 cm de espessura, forre as formas, apare os rebordos, pique o fundo com um garfo e leve novamente ao frio durante 10 minutos. Depois forre com papel de alumínio, encha com feijão seco e leve ao forno pré-aquecido a 200°C durante 10 minutos. Retire o papel de alumínio com os feijões, reduza a temperatura do forno para os 180°C e deixe cozer mais 5 a 10 minutos.
Faça o recheio: corte o salmão em cubos, tempere-os com sal e pimenta, salteie-os numa frigideira antiaderente com metade do azeite durante 5 minutos e retire-os. Deite o resto do azeite na mesa frigideira, junte os tomates cereja, tempere com sal e umas gotas de tabasco e deixe saltear até ficarem macios.
Numa tigela, misture a polpa de tomate com o concentrado de tomate, o molho de soja e um pouco de alho em pó e distribua pelas tarteletes. Junte o salmão e os tomates por cima, polvilhe com manjericão picado grosseiramente e sirva. No emprego, aqueça um pouco no microondas.