Para quem é apreciador desta iguaria, que tal este prato de fígado à moda de Castelo de Vide? É cheio de sabor e faz as delícias de quem gosta deste tipo de receitas! Até mesmo quem acha que não gosta vai ficar rendido Experimente!
No dia anterior, corte o fígado em pedaços grandes e tempere-os com sal, pimenta, os alhos esmagados, o louro, o vinho e o vinagre. Deixe marinar, mexendo de vez em quando.
No dia seguinte, descasque as cebolas e corte-as em rodelas. Leve ao lume uma frigideira com as fatias de toucinho e deixe fritar, virando-as até que fiquem crocantes. Retire e reserve.
Refogue as cebolas na gordura do toucinho. Quando começar a dourar, junte os fígados bem escorridos e espremidos, reservando o caldo. Aumente o lume para o máximo, de modo a que o fígado frite sem cozer demasiado.
Quando os fígados estiverem fritos, adicione o caldo da marinada e deixe ferver por 1 minuto. Retire do lume e retifique os temperos.
Espalhe os coentros e a salsa no fundo de uma travessa. Coloque por cima os fígados e polvilhe com o toucinho, partido em pedaços, e os coentros picados. Decore com rodelas de pimento vermelho e laranja e sirva.