Leve ao lume as postas de bacalhau, o leite e o dente de alho picado, e deixe ferver entre 15 a 20 minutos. Desligue. Descasque as cebolas e pique-as. Deite-as para um tacho, junte o azeite e o louro e deixe refogar até estarem macias. Adicione 3 colheres de sopa do leite de cozer o bacalhau, deixe ferver e rectifique os temperos. Desligue o lume.
Aqueça o forno a 200°C. Escorra o bacalhau e coloque-o numa assadeira de barro; cubra-o com a mistura da cebola. Coloque o puré num saco de pasteleiro com boquilha e disponha-o na assadeira, à volta do bacalhau.
Para a maionese: numa taça, coloque o ovo e a mostarda e mexa, ligando tudo com umas varas. Adicione metade do azeite em fio, sem nunca parar de bater e depois uma colher de sopa de vinagre. Acrescente o óleo em fio, mexendo continuamente, e adicione o restante vinagre. Mexa. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Verta a maionese por cima do bacalhau. Polvilhe com pão ralado e leve ao forno a gratinar.
Decore com salsa e sirva.
Notas
Esta receita é tão mas tão boa que pode e deve ser saboreada de Janeiro a Dezembro… Sabe sempre bem! Os sabores deste Bacalhau à Zé do Pipo fazem-nos crescer água na boca. Hora de provar. Para mais receitas clique aqui. Bom apetite!
Sugestão do Chefe - Pode fazer a maionese utilizando uma varinha-mágica. Basta colocar todos os ingredientes num copo alto e triturar com a varinha de baixo para cima, levantando-a aos poucos.