Coloque a farinha sobre a bancada, junte um pouco de raspa de tangerina, a pitada de sal e o açúcar em pó e misture. Abra uma cavidade no meio, junte a manteiga amolecida, os ovos, a aguardente e o vinho do porto e amasse bem até obter uma massa bastante elástica e que se descola da bancada. Coloque numa tigela, cubra com um pano e deixe repousar durante 20 minutos.
Estenda depois a massa sobre a bancada polvilhada com farinha e corte-a em tiras com 4 cm de largura e cerca de 25 cm de comprimento.
Aqueça o óleo numa fritadeira ou tacho grande, mas não deixe que fique demasiado quente. Prenda a ponta de cada tira de massa com um garfo grande, segure a outra ponta com a mão, junte à frigideira, enrole rapidamente e deixe fritar, virando a meio, até que fique douradinha. Depois de estar uma tira a fritar, pode adicionar outra ao óleo e enrolar e assim sucessivamente.
Escorra as filhós num tabuleiro forrado com papel de cozinha e passe-as, ainda quentes, por uma mistura de açúcar em pó e canela ou regue-as simplesmente com mel ou uma calda de açúcar. Sirva decoradas a gosto.