Lave, pele e retire as sementes aos tomates e corte-os em pedaços pequenos. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte o alho e a cebola picados, deixe alourar, adicione o tomate, tempere com sal e deixe cozinhar até o tomate se desfazer. Passe com a varinha se necessário, polvilhe com os orégãos e reserve.
Lave as beringelas, corte-as em fatias no sentido do comprimento, deixando-as unidas pelo pé, escalde-as rapidamente em água temperada com sal e escorra-as. Descasque as batatas, corte-as em rodelas finas, frite-as em óleo e escorra-as.
Dissolva a farinha em 4 colheres (sopa) de água, junte os ovos, bata e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Passe as beringelas por esta mistura, frite-as no mesmo óleo de fritar as batatas e coloque-as a escorrer sobre papel de cozinha.
Espalhe as batatas fritas num tabuleiro de louça fundo, cubra com o molho de tomate, disponha as beringelas por cima e sirva bem quente e decorado a gosto. Acompanha bem pratos de peixe assados, grelhados ou cozidos, por exemplo bacalhau assado na brasa ou salmão corado com sésamo e creme de ervas.
Notas
pode usar sementes sésamos brancas, pretas ou uma mistura de ambas.
Nota do Chefe - pode usar sementes sésamos brancas, pretas ou uma mistura de ambas.