Esta receita é tão mas tão boa que pode e deve ser saboreada de Janeiro a Dezembro… Sabe sempre bem ! Contudo os sabores desta Caldeirada são de sonho. Além disso fazem crescer água na boca. Hora de provar.
Descongele atempadamente as amêijoas. Descasque as batatas, as cebolas e os alhos e corte-os em rodelas. Reserve as batatas dentro de água. Pele os tomates, retire-lhes as sementes e corte-os em cubos grandes. Corte o peixe em postas e as lulas em tiras grossas (ou ao meio) e tempere-as com sal e o sumo de limão.
Prepare a caldeirada em camadas, começando por colocar no fundo as amêijoas, a cebola e os alhos num tacho largo. Acrescente as batatas, as folhas de louro, o peixe, as lulas e os pimentos, limpos e cortados em tiras grossas, regue com o azeite e o vinho, adicione o tomate, previamente misturado com o concentrado, e tempere com sal e o rouille.
Acrescente o ramo de salsa e leve ao lume. Quando estiver a ferver, baixe o lume e cozinhe por 35 minutos, agitando o tacho de vez em quando. Retire do lume e sirva de imediato.