Comece por preparar a base: misture a farinha com a amêndoa e o sal. Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura lisa e fofa. Junte o ovo e bata muito bem, enquanto acrescenta aos poucos a mistura da farinha. Retire, envolva em película aderente e leve ao frigorífico por cerca de 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e forme um círculo com cerca de 38 cm de diâmetro e 0,5 cm de espessura. Forre uma forma de fundo amovível, pique o fundo com um garfo, cubra com papel vegetal, encha com feijão seco e leve ao forno por cerca de 1 hora. Retire e deixe arrefecer.
Prepare o recheio: corte o limão em rodelas finas, coloque-as num tacho com água, leve ao lume e deixe ferver. Retire as rodelas, reserve e deixe arrefecer. Coloque metade do açúcar e 125 ml de água noutro tacho e leve a ferver até o açúcar ficar dissolvido. Junte as rodelas de limão e deixe cozinhar, em lume brando, até o limão ficar translúcido e suave (cerca de 10 minutos). Retire do lume e deixe arrefecer.
Num tacho, misture muito bem o restante açúcar com a raspa de limão, as ge-mas e os ovos. Adicione o sumo de limão e leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e misture os cubos da manteiga, um a um, até ficar bem incorporada. Passe por um passador, coloque numa tigela, cubra com película aderente e leve ao frigorífico até ficar frio.
Bata firmemente as natas e incorpore-as no creme anterior. Deite este creme na forma e leve ao frigorífico por cerca de 1 hora. Decore com as rodelas de limão caramelizadas e leve ao frio por mais 1 hora. Sirva de seguida.
Notas
SUGERE QUEM SABE
Com a restante massa estendida, corte figuras com formato a gosto e leve ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 12 minutos. Utilize para decorar a tarte, colando-as com chocolate branco derretido.