Disponha as fatias de pão num tabuleiro, regue-as com o fio de azeite, polvilhe-as com um pouco de alho em pó e orégãos e leve ao forno pré-aquecido a 200°C até torrarem ligeiramente.
Entretanto, deite o salmão fumado e o requeijão numa picadora ou liquidificador e ligue até obter uma pasta. Deite numa tigela, tempere com sal e pimenta, junte o cebolinho picado e as alcaparras também picadas e misture.
Descasque e corte a cebola em rodelas muito finas. Lave o pepino, descasque-o parcialmente e corte-o também em rodelas. Lave e corte os tomates também em rodelas.
Barre 4 fatias de pão com a pasta de salmão, disponha por cima metade das rodelas de cebola, pepino e tomate, cubra com mais 4 fatias de pão, barre novamente com a pasta, junte o resto da cebola, pepino e tomate, adicione também as folhas de alface e disponha as restantes fatias de pão. Sirva frescas e leve para o emprego numa caixa ou num saco para sandes.