Lave as batatas, corte-as ao meio e leve-as a cozer em água temperada de sal. Depois escorra-as e passe-as no passevite.
Ligue o forno a 180 graus. Unte uma folha de papel vegetal com margarina e forre um tabuleiro de forno. Numa tigela bata as claras em castelo com uma pitada de sal, adicione um pouco de salsa picada e as gemas batendo sempre. Junte depois a farinha peneirada com o fermento e envolva suavemente. Por fim, adicione o puré de batata e mexa rapidamente.
Verta o preparado anterior para o tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até que fique cozido e douradinho. Espete um palito para verificar se está totalmente cozido, retire do forno, desenforme sobre um pano de cozinha, rejeite o papel vegetal e deixe amornar.
O recheio: Escorra o atum, deite-o para uma tigela e desfaça-o bem com um garfo. Junte a maionese e um pouco de salsa picada, rectifique os temperos e envolva bem. Espalhe esta mistura sobre a massa, enrole com a ajuda do pano, deixe arrefecer e sirva decorada a gosto, por exemplo com um pouco de ketchup.