Prepare os fios de ovos: passe as gemas por uma peneira. Leve ao lume o açúcar com a água e deixe ferver até atingir ponto de fio. Coloque as gemas num funil próprio para fios de ovos e, sobre a calda, faça movimentos circulares, deixando cair os fios na calda.
Retire os fios de ovos com uma escumadeira, coloque-os numa peneira e separe-os com as mãos molhadas em água fria ou com dois garfos. Deixe escorrer. Repita a operação até terminarem as gemas.
Prepare os ovos-moles: leve ao lume o açúcar com uma chávena (chá) de água e deixe ferver até atingir ponto de fio. Retire do lume, adicione as gemas, previamente passadas por uma peneira, e o miolo de amêndoa. Leve novamente ao lume até se soltar da panela.
Numa frigideira, deite uma colher (sopa) da calda que restou dos fios de ovos, deixe dourar e adicione uma porção dos fios de ovos. Sobre estes, disponha uma colher (chá) de ovos-moles. Envolva tudo com o auxílio de duas facas ou colheres, de modo a que os ovos-moles fiquem no interior dos fios de ovos. Deixe dourar a gosto, retire do lume e reserve num prato untado com manteiga. Repita esta operação até terminarem os fios de ovos e os ovos-moles.
Disponha cada Dom Rodrigo no centro de um quadrado de papel de alumínio ou outro papel a gosto e prenda com uma fita.
Coloque, de vez em quando, um pouco de água fria na calda em que coze os fios de ovos, para que esta não engrosse muito.
Notas
Receita de Dom Rodrigo? Esta receita é tão, mas tão boa que pode e deve ser saboreada todo o ano! Sabe sempre bem a qualquer altura. Os sabores deste doce, fazem-nos crescer água na boca. Hora de provar! Gosta desta sugestão? Para mais receitas clique aqui. Bom apetite!