Arranje o pargo, leve-o a cozer em água temperada com sal, escorra-o, deixe-o amornar e lasque-o rejeitando peles e espinhas. Descasque as batatas, corte-as em pedaços, leve-as a cozer na água de cozer o peixe, escorra-as, passe-as pelo passevite e deite numa tigela. Junte os 2 dl de leite e a manteiga, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e mexa bem.
Descasque e lave a cebola e os alhos e pique-os finamente. Num tacho, aqueça o azeite, junte depois a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando até que fique douradinho. Adicione os pedaços de tomate e deixe cozinhar mais um pouco até que fique apuradinho. Retire do lume, junte o pargo, envolva e rectifique os temperos.
Disponha metade do puré de batata num tabuleiro de louça grande ou distribua por vários mais pequenos, disponha por cima o preparado do pargo e cubra com o restante puré. Pincele com a gema previamente misturada com as 2 colheres (sopa) de leite e leve ao forno, na função grill, até que fique gratinado. Retire do forno e sirva polvilhado com salsa picada. Acompanhe com salada.