Arranje e lave o polvo, deite-o num tacho, adicione uma cebola descascada, tape, leve ao lume brando e deixe cozinhar, sem adicionar água, durante cerca de 1 hora ou até o polvo ficar macio. Retire o polvo, separe-lhe os tentáculos e corte a cabeça em pedaços. Reserve o caldo da cozedura.
Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer bem, junte o polvo e deixe corar bem. Polvilhe com a farinha, adicione a aguardente, incline a frigideira para pegar fogo e deixe arder até consumir o álcool. Retire e reserve o polvo.
Junte a margarina à mesma frigideira, adicione os dentes de alho e as restantes cebolas, tudo picado finamente, e deixe cozinhar 8 minutos. Acrescente o caldo da cozedura que reservou e também o concentrado de tomate previamente misturado com o vinho branco e deixe cozinhar durante 5 minutos. Adicione novamente os pedaços de polvo, envolva, junte então as natas, rectifique os temperos e deixe cozinhar mais 1 minuto para apurar. Retire do lume e sirva de imediato decorado a gosto e acompanhado com arroz branco.