Comece pelo recheio: descasque o ananás, retire-lhes a parte mais dura do meio, corte-o em cubinhos e deite-os num tacho. Adicione o açúcar e a farinha maisena, mexa bem para que não fique com grumos e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, deite numa tigela e deixe arrefecer.
Unte uma forma com margarina, forre-a com papel vegetal, unte novamente com margarina e polvilhe com farinha. Numa tigela, bata bem a manteiga com o açúcar e a raspa de laranja até ficar um creme, junte 1 ovo inteiro e as restantes 2 gemas e bata muito bem. Adicione depois o leite, aos poucos e batendo sempre muito bem e junte de seguida a farinha com o fermento, aos poucos e batendo sempre. À parte, bata as 2 claras em castelo bem firme com uma pitada de sal e envolva-as no preparado.
Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante aproximadamente 45 minutos, cobrindo com uma folha de papel vegetal se começar a ficar muito escuro. Espete um palito para verificar, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Corte depois o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, espalhe metade da mistura de ananás sobre a rodela inferior, reponha a parte de cima e espalhe o resto da cobertura de ananás. Deixe arrefecer bem e depois sirva decorado a gosto.