Lave bem as amêijoas em água corrente. Depois, coloque-as de molho em água com sal grosso, durante 12 horas.
Após o tempo de demolhar, mude as amêijoas de recipiente, passe-as novamente por água corrente e coloque-as num escorredor.
Leve ao lume um tacho largo com o azeite e os alhos laminados. Adicione o vinho e deixe levantar fervura. Junte as amêijoas e os pés dos coentros picados, tape e deixe as amêijoas abrirem sobre lume brando. No final, tempere com um pouco de sal e pimenta, mexa e apague o lume. Retire tudo do tacho, reserve o molho à parte e retire a maior parte das cascas das amêijoas.
No mesmo tacho, coloque o bacon cortado em pedaços e o chouriço em rodelas. Leve ao lume e deixe corar bem, mexendo de vez em quando. Retire as carnes para um prato. Adicione 1,200 l de água à gordura do tacho, tempere com sal e pimenta, acrescente o miolo das amêijoas e o molho que reservou e deixe levantar fervura.
Acrescente a farinha ou sêmola de milho e mexa bem. Retifique os temperos e, quando o caldo estiver completamente absorvido pela farinha, retire do lume. Transfira o xerém para uma travessa funda e disponha por cima as carnes e as amêijoas com casca. Salpique com as folhas dos coentros grosseiramente picadas e sirva de imediato.
Notas
Já preparou um Xerém de amêijoas fácil? É incrível e não são necessários muitos dotes culinários! Para além de ser uma receita muito saborosa é ideal para receber as pessoas que mais gosta com esta entrada/petisco! Todos vão adorar! O que achou desta sugestão de entrada/petisco? Veja aqui mais receitas. Bom apetite!