Ligue o forno a 180°C. Barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Bata as claras em castelo e junte-lhes o açúcar, aos poucos e batendo sempre. Adicione depois as gemas, bata durante 5 minutos, junte a farinha peneirada e misture delicadamente. Verta na forma, leve ao forno durante 20 minutos, verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme e deixe arrefecer.
Agora a cobertura: Corte a meloa ou melão ao meio, retire-lhe as pevides, retire 24 bolinhas da polpa com a ajuda de uma colher própria e reserve-as.
Descasque o restante melão ou meloa, corte o resto da polpa em pedaços e deite-os para o copo do liquidificador.
Coloque a gelatina a demolhar em água fria. Bata as natas em chantilly e reserve no frio. Junte o leite condensado e a pitada de canela ao melão no liquidificador, ligue e deixe bater até ficar uma mistura lisa.
Escorra a gelatina, derreta-a em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver, junte à mistura do melão, bata mais um pouco, adicione ao chantilly e envolva delicadamente.
Forre uma forma com película aderente. Apare a parte de cima do bolo, coloque-o na forma, deite por cima a mistura anterior, espalhe as bolinhas que reservou e leve ao frio até ficar solidificado. Depois desenforme e sirva decorado a gosto.
Notas
Pode substituir a canela por 0,5 dl de Vinho do Porto.
Nota do Chefe - Pode substituir a canela por 0,5 dl de Vinho do Porto.