Prepare primeiro o bolo: barre uma forma com margarina e ligue o forno a 180 graus. Bata as claras em castelo e junte-lhes o açúcar, aos poucos e batendo sempre até ficarem bem firmes. Adicione as gemas, bata mais 5 minutos, junte a margarina derretida, misture, adicione depois a farinha peneirada com o fermento e envolva delicadamente. Verta para a forma e leve ao forno durante 20 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire desenforme e deixe arrefecer.
Prepare o creme: lave e arranje os morangos, corte-os ao meio, deite-os para um tacho, junte o sumo de limão e 150 g do açúcar, leve ao lume e deixe cozinhar durante 10 minutos. Entretanto coloque as gelatinas a demolhar em água fria. Reduza a mistura dos morangos a puré, leve de novo ao lume, deixe ferver, junte a gelatina escorrida, mexa até ficar bem dissolvida e deixe arrefecer.
Forre uma forma alta com papel vegetal e coloque no fundo a base do bolo. Reserve 5 colheres (sopa) da mistura de morango, deite o resto para uma tigela, junte o iogurte e mexa. Bata as natas em chantilly bem espesso com o resto do açúcar, adicione à mistura do morango, mexa delicadamente, deite sobre a base do bolo e leve ao frio até ficar bem solidificado.
Antes de servir, mergulhe a forma em água quente, desenforme com cuidado, rejeite o papel vegetal, espalhe em cima o puré de morango que reservou e sirva decorado a gosto, por exemplo com morangos frescos.
Notas
Texto:
Morangos
Ao comprar morangos, escolha os inteiros, brilhantes, aromáticos e nunca com vestígios de podridão que, mesmo sendo em apenas um morango, pode rapidamente "contaminar" os outros. Excelente fonte de vitamina C, potássio e ácido fólico, os morangos são produzidos através de plantações controladas, muitas delas em sistema de estufa.