é utilizado em diversas receitas tradicionais. Nesta, alternámo-lo com camadas de bolo de chocolate esfarelado e creme de natas batidas com leite condensado. Simplesmente DIVINAL! Grau de dificuldade: Médio Custo da Refeição: Médio Tempo: 1 hora e 30 minutos + tempo de frio Doses: 8 pessoas Ingredientes:
Para bolo de chocolate:
- 250 g de farinha
- 200 g de açúcar
- 100 g de manteiga à temperatura ambiente
- 2 Ovos
- 300 ml de leite
- 100 g de chocolate em pó
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- Manteiga para untar
- Farinha para polvilhar
Para o creme:
- 1 lata de leite condensado
- 6 folhas de gelatina
- 400 ml de natas
Para o doce de ovos:
- 250 g de açúcar
- 8 gemas
- 1 colher (chá) de farinha maisena
Instruções: 1. Prepare o bolo: bata, no liquidificador, a manteiga com os ovos e o leite. Adicione o açúcar, o chocolate, a farinha e o fermento e mexa bem. Deite numa forma, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, por cerca de 30 minutos. Retire, deixe arrefecer e, depois, desfaça. 2. Prepare o creme: demolhe as folhas de gelatina em água fria, durante alguns minutos. Bata as natas em chantili, adicione o leite condensado e, depois, a gelatina, previamente escorrida e derretida no micro-ondas, mexendo, até ficar bem dissolvida. Reserve. 3. Prepare o doce de ovos: leve ao lume 100 ml de água com o açúcar, até obter ponto de pérola. Dissolva a farinha maisena nas gemas desfeitas. Adicione-lhes a calda em fio, com cuidado e sem parar de mexer. Deite no tacho e leve novamente ao lume, até engrossar um pouco. 4. Numa taça de vidro, disponha parte do bolo desfeito e cubra com um pouco do creme, as bolachas passadas por café e um pouco do doce de ovos. Repita as camadas, terminando com o doce de ovos. Leve ao frio até ficar bem fresco.
Torta de claras com creme de cacau
Uma torta “fofinha”, preparada em apenas 30 minutos. É um doce menos calórico, pois é feito com ingredientes light e de origem vegetal. Descubra o aroma a baunilha e delicie-se com o sabor inconfundível do cacau. Pode servi-la como sobremesa ou ao lanche, com um chá. Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 30 minutos Doses: 8 porções Ingredientes:
- 8 claras
- 5 colheres (sopa) de açúcar light
- Creme vegetal para untar
- Açúcar em pó para polvilhar
- Papel vegetal
- Película aderente
Para o creme
- 5 dl de leite magro
- 1 colher (chá) de baunilha líquida
- 50 g de cacau
- 60 g de açúcar light
- 2 colheres (sopa) de farinha maisena
Instruções: 1. Comece pelo creme: leve ao lume um tacho com o leite e a baunilha e deixe aquecer. Numa tigela à parte misture o cacau, com o açúcar e a farinha maisena, junte o leite, em fio e mexendo sempre. Passe a mistura por um coador de rede fina para outro tacho e leve ao lume, mexendo sempre, até ferver e ficar um creme liso. Retire, deite para uma tigela, tape com película aderente e deixe arrefecer. 2. Ligue o forno a 180ºc. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e unte-o com creme vegetal. 3. Bata as claras em castelo e junte o açúcar, aos poucos, batendo sempre até ficarem bem firmes e brilhantes. Verta-as depois no tabuleiro, espalhe e leve ao forno durante 8 minutos. Retire e desenforme em cima de um pano de cozinha polvilhado com açúcar em pó. Deixe arrefecer, retire o papel vegetal e barre a massa com metade do creme. Enrole com a ajuda de um pano e deixe repousar um pouco. Depois retire o pano e sirva decorado com o restante creme, como vê na foto.
Pudim de gemas
Depois de preparar a torta de claras com creme de cacau, não deite fora as gemas e prepare este pudim, juntando mais algumas. É ótimo para momentos festivos ou apenas para um almoço de domingo. Impressione, encante e demonstre que a melhor forma de acarinhar quem ama é adoçando a sua vida! Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Médio Tempo: 1 hora 10 minutos Doses: 6 pessoas Ingredientes:
- 500 g de açúcar
- 18 gemas
- 5 dl de água
- 2 casquinhas de limão
PARA O CARAMELO:
Instruções: 1. Comece pelo caramelo: deite o açúcar num tacho, regue com a água e leve ao lume, mexendo sempre, até obter caramelo. Retire do lume, caramelize o fundo e as laterais de uma forma de pudim e deixe arrefecer. 2. Deite a água num tacho, junte o açúcar e as cascas de limão, leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Numa tigela, bata as gemas e adicione depois a calda do açúcar, em fio e mexendo sempre até engrossar. Rejeite as cascas de limão, verta para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria, durante 50 minutos. 3. Verifique se o pudim está bem cozido, retire do forno, deixe arrefecer dentro do banho-maria, desenforme com cuidado e sirva decorado a gosto. [td_smart_list_end]