Tarte de natas
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 20 minutos + tempo de frio Doses: 6 pessoas Ingredientes:
- 400 g de bolachas maria ou outra a gosto
- 1 lata de leite condensado
- 4 dl de natas
- 4 folhas de gelatina
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
Instruções: 1. Triture as bolachas até ficarem tipo pão ralado, reserve 5 colheres (sopa) desta bolacha triturada e espalhe o resto no fundo de uma tarteira de louça ou pirex. 2. Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos, depois escorra-as, deite-as para uma tigela e derrete-as em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver. Retire e deixe arrefecer. 3. Bata as natas em chantilly bem espesso, junte depois o leite condensado e a essência de baunilha e misture bem. Adicione então a gelatina derretida e misture bem. Deite sobre a bolacha na tarteira, polvilhe com a bolacha que reservou e leve ao frio até ficar bem solidificado. Depois sirva fria e decorada a gosto.
Bolo de bolacha tradicional
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 30 minutos Doses: 6 pessoas Ingredientes:
- 300 g bolacha torrada
- 300 g Manteiga
- 200 g açúcar em pó
- 2 gemas
- café açucarado para demolhar
- bolacha ralada para decorar
Instruções: 1. Disponha numa tigela a manteiga, o açúcar em pó, 2 colheres (sopa) bem cheias de café bem forte e as gemas. Bata muito bem até ficar um creme fofo e bem ligado. Reserve. 2. Num prato de servir disponha camadas alternadas de bolachas demolhadas em café e creme de manteiga, sendo que a última camada deve ser de creme. 3. Leve ao frio até solidificar. Depois retire, polvilhe com a bolacha ralada e sirva decorada a gosto.
Salame de chocolate
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 20 minutos + tempo de frio Doses: 30 unidades Ingredientes:
- 200 g de bolacha tipo Maria
- 100 g de chocolate em pó
- 100 g de açúcar
- 100 g manteiga derretida
- 1 ovo batido
- Papel de alumínio
Instruções: 1. Para esta receita de salame de chocolate, esmague as bolachas e deite-as para um tigela. Junte o chocolate em pó, o açúcar, a manteiga e o ovo batido e misture tudo muito bem até obter uma massa moldável. 2. Molde a mistura em forma de salame e enrole em papel de alumínio. Leve ao frio ate ficar com consistência bem dura e que se possa cortar sem desfazer. 3. Sirva o salame de chocolate corado em rodelas, sem o papel de alumínio e decorado a gosto.
Delícia de iogurte e bolacha maria
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 40 minutos + tempo de frio Doses: 8 pessoas Ingredientes:
- 5 dl de leite
- 75 g de açúcar light
- 1 colher (sopa) bem cheia de farinha maisena
- 4 ovos grandes
- 2 iogurtes com aroma de baunilha
- 150 g de bolacha tipo Maria
- café forte q.b.
- canela em pó q.b.
Instruções: 1. Leve ao lume o leite a ferver. Coloque numa taça o açúcar com a farinha maisena, junte as gemas e mexa. Por fim, adicione o leite em fio e mexendo sempre para que não fique com grumos. 2. Verta novamente o preparado anterior para o tacho e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire, coloque numa taça e deixe arrefecer. Escorra o líquido dos iogurtes e junte ao preparado das gemas. 3. Por fim, bata as claras em castelo bem firme e envolva-as suavemente com o preparado anterior. Numa travessa, coloque camadas alternadas de creme e bolachas previamente passadas por café. A última camada deve ser de creme. Na hora de servir, polvilhe com canela em pó.
Francesinha à moda do Porto
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 45 minutos Doses: 2 pessoas Ingredientes:
- 6 fatias de pão de forma
- 8 fatias de queijo
- 2 bifes de vaca pequenos
- 2 salsichas frescas
- 2 linguiças
- 2 fatias de fiambre
- Sal e pimenta q.b.
Para o molho;
- 1 cebola
- 4 dl de cerveja
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 0,5 dl de brandy
- 0,5 dl de Vinho do Porto
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) de farinha maisena
- 1 cubo de caldo de carne
- 1 folha de louro
- Leite q.b.
- Sal e picante q.b.
Instruções: 1. Para começar esta receita, prepare o molho: descasque a cebola, pique-a grosseiramente, deite para um tacho, junte a margarina e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até ficar douradinha. Adicione a polpa de tomate, o caldo de carne e a cerveja e deixe ferver. Dissolva a farinha maisena num pouco de leite e junte ao tacho, em fio e mexendo sempre. Rectifique o sal, tempere com picante, mexa, junte o brandy e o Vinho do Porto e deixe ferver. Passe pelo passador de rede e leve de novo ao lume brando para aquecer. 2. Corte as salsichas ao meio, depois novamente ao meio no sentido do comprimento e tempere-as com sal e pimenta. Corte também as linguiças da mesma maneira. Tempere igualmente os bifes com sal e pimenta. Grelhe os bifes, as salsichas e a linguiça a gosto. 3. Torre ligeiramente as fatias de pão e distribua duas fatias por dois pratos. Cubra com uma fatia de fiambre, junte depois o bife e coloque outra fatia de pão. Adicione então a salsicha e a linguiça, cubra com uma fatia de queijo e o restante pão. Junte então três fatias de queijo por cima de cada conjunto, leve ao forno a 200°C até derreter, retire e sirva quentes regadas com o molho.
Bacalhau com broa e couve lombarda
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 1 hora e 50 minutos Doses: 6 pessoas Ingredientes:
- 1 kg de bacalhau demolhado
- 1,500 kg de couve lombarda
- 500 g de miolo de broa
- 4 cebolas
- 5 dentes de alho
- 3 dl de azeite
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta q.b.
Instruções: 1. Deite o bacalhau para um tacho, junte água até ficar bem coberto, leve ao lume e deixe ferver. Desligue o lume e deixe o bacalhau arrefecer dentro da água. 2. Entretanto, limpe a couve, retire-lhe o talo, corte-a em tiras, lave-as e deixe-as escorrer. Escorra o bacalhau, passe a água pelo coador, deite para outro tacho, leve ao lume, deixe ferver, rectifique o sal, junte a couve, deixe-a cozer durante 10 minutos e depois escorra-a. Limpe o bacalhau de peles e espinhas e lasque-o. 3. Descasque as cebolas e os alhos, pique os alhos, deite-os para um tacho, junte 2 dl do azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até ficarem douradinhos. Adicione as cebolas cortadas em meias luas finas e o louro, mexa e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Junte então o bacalhau, mexa, deixe refogar durante 5 minutos, adicione a couve, misture, rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta, mexa bem, retire, deite para um tabuleiro de louça ou barro e espalhe bem. 4. Triture o miolo de broa até ficar bem desfeito, junte-lhe o resto do azeite, misture, espalhe em cima da mistura do bacalhau e leve ao forno pré-aquecido 180ºc até ficar douradinho. Sirva quente e decorado a gosto, por exemplo polvilhado com salsa picada e azeitonas.
Delícia de pão económica
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 1 hora e 10 minutos Doses: 7 pessoas Ingredientes:
- 300 g de pão duro fatiado (com 1 ou 2 dias)
- 250 g de açúcar
- 8 Ovos
- 7 dl de leite
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 1 pau de canela
- Margarina para untar
- Açúcar em pó para polvilhar
Instruções: 1. Unte um tabuleiro com margarina. Leve um tacho ao lume com o leite, o açúcar, o pau de canela e a essência de baunilha, mexa e deixe aquecer bem 2. Bata os ovos, adicione a mistura do leite, em fio, mexendo sempre e rejeite o pau de canela. Passe as fatias de pão por este preparado e disponha no tabuleiro, em camadas. Regue com o resto do preparado de ovos e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 50 minutos. 3. Espete um palito para verificar se está cozido, retire do forno, deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó e sirva.
Tarte pastel de nata
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 40 minutos Doses: 6 pessoas Ingredientes:
- 1 rolo de massa folhada estendida
- 280 g de açúcar
- 70 g de farinha
- 6 gemas
- 5 dl de leite
- 2,5 dl de água
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão
- Manteiga para untar
- Farinha para polvilhar
Instruções: 1. Coloque num tacho o leite, o açúcar, a água, a farinha, as gemas, o pau canela e a casca de limão. Leve ao lume e deixe engrossar, mexendo sempre. Retire, elimine a canela e a casca de limão e deixe arrefecer. 2. Unte uma tarteira de fundo amovível com manteiga, polvilhe com farinha e forre com a massa folhada. 3. Recheie a massa com o creme inicial e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºc, durante 25 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme.
Bolo de bolacha
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 25 minutos + tempo de frio Doses: 8 pessoas Ingredientes:
- 300 g de manteiga
- 400 g de bolachas Maria + 50g de bolachas Maria moídas
- 200 g de açúcar em pó
- 2 gemas
- 3 colheres (sopa) de café forte frio
- Café para demolhar
Instruções: 1. Para preparar esta receita de bolo de bolacha, numa tigela misture a manteiga com o café, o açúcar em pó e as gemas e bata tudo muito bem. 2. Disponha num prato de servir camadas de bolachas, previamente demolhadas em café, intercaladas com o creme de manteiga. Repita as camadas até terminarem os ingredientes. 3. No final, polvilhe a superfície com os 50 g de bolacha moída, coloque no frio e, no momento de servir, decore o bolo de bolacha a gosto.
Cheesecake com molho de frutos vermelhos
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 40 minutos + tempo de frio Doses: 8 pessoas Ingredientes:
- 200 g de açúcar
- 150 g de frutos vermelhos congelados
- 6 folhas de gelatina
- 250 g de bolacha tipo Maria
- 150 g de manteiga
- 1 lata de leite condensado
- 3 dl de natas
- 300 g de queijo ricotta
- Papel vegetal
Instruções: 1. Deite o açúcar para um tacho, junte os frutos vermelhos, misture, leve ao lume brando mexendo de vez em quando até obter uma consistência de doce, retire do lume e reserve. Ponha a gelatina a demolhar em água fria. Triture as bolachas. 2. Derreta a manteiga em banho-maria, junte-lhe a bolacha triturada e envolva bem. 3. Forre uma forma de fundo amovível com papel vegetal, junte o preparado da bolacha e pressione e alise bem com a ajuda de uma colher. Leve ao frigorífico. 4. Deite o leite condensado para uma tigela. Escorra as folhas de gelatina, derrete-as no microondas, sem deixar ferver, e junte-as em fio ao leite condensado batendo sempre. 5. Bata as natas em chantilly, adicione o queijo ricotta esmagado, bata bem…e junte depois o preparado do leite condensado batendo sempre. 7. Retire a forma do frigorífico, verta-lhe a mistura anterior e leve novamente ao frigorífico até solidificar. 8. Na hora de servir, desenforme e regue com o molho de frutos vermelhos que preparou.
Esparguete à bolonhesa
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 1 hora Doses: 4 pessoas Ingredientes:
- 650 g de carne de vaca picada
- 250 g de esparguete
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 4 dl de polpa de tomate
- 4 colheres (sopa) de azeite + 1 fio de azeite
- Queijo parmesão ralado q.b.
- Manjericão q.b.
- Sal e pimenta q.b.
Instruções: 1. Para preparar esta receita de esparguete à bolonhesa, descasque e lave os dentes de alho e a cebola e pique-os finamente. Num tacho ao lume, aqueça as 4 colheres (sopa) de azeite, junte a cebola e os alhos e deixe refogar até a cebola ficar douradinha. 2. Adicione a carne picada, deixe cozinhar mexendo sempre até que perca o aspecto de crua, junte a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando. Se necessário, junte um pouco de água. 3. Coza o esparguete em água temperada de sal e com o fio de azeite, depois escorra-o e coloque-o numa travessa. Retire a carne do lume, junte-lhe manjericão picado a gosto, envolva e disponha por cima do esparguete. Polvilhe com queijo parmesão ralado e sirva. [td_smart_list_end]