Receitas mais vistas de janeiro de 2018

Publicado em Janeiro 29, 2018

Bacalhau à chefebacalhau à chefe

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 60 minutos Doses: 6 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Demolhe as migas de bacalhau em água de um dia para o outro. No dia, coza as ervilhas em água temperada de sal, escorra e reserve. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas e pique os alhos. Descasque as cenouras, lave-as e rale-as. 2. Leve um tacho ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola, os alhos e a folha de louro e deixe refogar até que fique douradinho. Adicione depois o bacalhau, a cenoura e as ervilhas cozidas e deixe cozinhar durante 15 minutos, mexendo de vez em quando. 3. Retire do lume, coloque numa tigela, rejeite o louro, adicione a batata palha e os coentros picados e envolva. Junte depois o leite e o bechamel, envolva novamente muito suavemente e rectifique os temperos. Deite para um tabuleiro de louça ou pirex, polvilhe com o queijo ralado, leve ao forno pré-aquecido a 200ºc até ficar douradinho, retire e sirva de imediato.

Tarte de coco rapidinhaTarte de coco rápida

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 1 hora e 20 minutos Doses: 6 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Ligue o forno a 180 graus. Forre uma tarteira alta com a massa quebrada, apare e pique o fundo com um garfo. 2. Deite o leite condensado para uma tigela, junte os ovos e mexa bem. Adicione o iogurte e o açúcar baunilhado e mexa novamente. Junte então o coco ralado, misture bem, verta na tarteira e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até ficar bem cozida e douradinha. 3. Retire, deixe arrefecer um pouco desenforme, deixe arrefecer totalmente e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com coco ralado ou açúcar em pó.

Bacalhau à padeiroBacalhau à padeiro

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 2 horas Doses: 7 pessoas Ingredientes:

Para o creme:

Instruções: 1. Coza o bacalhau, escorra-o e lasque-o rejeitando peles e espinhas. Descasque as cebolas, as cenouras e os alhos, corte as cebolas e meias luas finas, rale as cenouras e pique os alhos. Corte as carcaças em pedaços, deite-os para uma tigela e regue com leite morno. 2. Deite os alhos para um tacho, junte o azeite, leve ao lume, deixe aquecer, adicione a cebola, mexa e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Junte a cenoura ralada, mexa e deixe cozinhar, em lume brando, até a cenoura ficar cozida. Adicione depois o bacalhau, misture bem, junte o pão ligeiramente espremido, misture, rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta acabada de moer e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando. 3. Prepare o creme: leve um tacho ao lume com a margarina, deixe derreter, junte a farinha, mexa bem e junte o leite quente, aos poucos e mexendo sempre até ficar um creme liso. Tempere com sal, pimenta e a pitada de noz-moscada, retire do lume, junte as gemas e mexa bem. Adicione metade deste creme à mistura do bacalhau e mexa bem. 4. Deite a mistura anterior para um tabuleiro de louça ou pirex e espalhe. Bata as claras em castelo, junte-as ao resto do creme, envolva delicadamente, deite sobre o bacalhau e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc até ficar douradinho. Retire e sirva polvilhado com salsa picada.

Bolo de bolacha tradicionalReceita de bolo de bolacha tradicional

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 30 minutos Doses: 6 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Disponha numa tigela a manteiga, o açúcar em pó, 2 colheres (sopa) bem cheias de café bem forte e as gemas. Bata muito bem até ficar um creme fofo e bem ligado. Reserve. 2. Num prato de servir disponha camadas alternadas de bolachas demolhadas em café e creme de manteiga, sendo que a última camada deve ser de creme. 3. Leve ao frio até solidificar. Depois retire, polvilhe com a bolacha ralada e sirva decorada a gosto.

Bacalhau do pai

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 1 hora + tempo de demolhar Doses: 6 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Demolhe atempadamente o bacalhau. No dia, leve-o a cozer em água com as folhas de louro, escorra-o, deixe-o amornar, retire-lhe as peles e as espinhas e lasque-o finamente. Passe 1 L do caldo pelo passador de rede e reserve. 2. Descasque e lave a cebola e corte-a em meias luas. Arranje e lave os alhos franceses e corte-os em rodelas finas. Descasque e lave as cenouras e rale-as. Aqueça o azeite num tacho ao lume, adicione a cebola e deixe refogar até que fique macia. Junte depois o alho francês e a cenoura e deixe saltear bem até que tudo fique macio. Deite numa tigela grande, adicione o bacalhau desfiado e a batata palha e envolva. 3. Deite metade do caldo de cozer o bacalhau que reservou num tacho e leve ao lume até ferver. Dissolva a farinha maisena no restante caldo, junte ao tacho e mexa sempre até engrossar. Tempere com pimenta e noz-moscada, retire do lume, adicione à tigela com a mistura do bacalhau, envolva e deite num tabuleiro. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que fique douradinho. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

Delícia de iogurte e bolacha mariaDelícia de iogurte e bolacha maria

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 40 minutos + tempo de frio Doses: 8 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Leve ao lume o leite a ferver. Coloque numa taça o açúcar com a farinha maisena, junte as gemas e mexa. Por fim, adicione o leite em fio e mexendo sempre para que não fique com grumos. 2. Verta novamente o preparado anterior para o tacho e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire, coloque numa taça e deixe arrefecer. Escorra o líquido dos iogurtes e junte ao preparado das gemas. 3. Por fim, bata as claras em castelo bem firme e envolva-as suavemente com o preparado anterior. Numa travessa, coloque camadas alternadas de creme e bolachas previamente passadas por café. A última camada deve ser de creme. Na hora de servir, polvilhe com canela em pó.

Pudim de iogurtepudim de iogurte

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 1 hora + tempo de arrefecer Doses: 7 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Leve ao lume um tacho grande e largo com água e deixe ferver. Barre uma forma de pudim com o caramelo. 2. Deite os ovos no copo do liquidificador, junte o leite condensado, os iogurtes e o leite, ligue e deixe bater bem. Verta depois na forma, tape bem, coloque dentro do tacho com a água ao lume e deixe cozer durante 50 minutos. Desligue o lume e deixe o pudim arrefecer dentro da água. 3. Depois leve ao frigorífico, desenforme e sirva bem fresco.

Sobremesa de maçã em três camadas

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 1 hora Doses: 6 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Descasque e lave as maçãs, retire-lhes o caroço, corte-as em pequenos pedaços, deite-os para um tacho, junte o pau de canela e um pouco de água, leve ao lume e deixe cozer mexendo de vez em quando até que fiquem totalmente cozidos. Retire do lume, coloque num pirex e disponha as bolachas por cima. 2. Deite o leite e o açúcar para um tacho, leve ao lume e deixe aquecer. Numa tigela, bata as gemas com a farinha maisena, junte o leite em fio e batendo sempre e leve novamente ao lume até engrossar. Verta por cima das bolachas e deixe arrefecer. 3. Na hora de servir, bata as claras em castelo e acrescente-lhe o açúcar aos poucos e batendo sempre. Coloque colheradas das claras por cima do creme, polvilhe com canela em pó a gosto, leve ao forno pré-aquecido a 200ºc apenas para corar ligeiramente, retire e sirva.

Brandade de bacalhauBrandade de bacalhau

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 1 hora Doses: 6 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Demolhe o bacalhau, lave as batatas e corte-as ao meio. De seguida, lave os ovos. Num tacho, leve a cozer o bacalhau, os ovos e as batatas. À medida que estiver cozido, retire da água e reserve. 2. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume e aqueça o azeite. Junte depois a cebola e os dentes de alho, deixando refogar até que fique douradinho. 3. De seguida, descasque as batatas e passe-as pelo passe-vite. Retire as peles e as espinhas ao bacalhau, desfie e junte à tigela da batata. 4. Descasque depois os ovos e pique-os com uma faca de cozinha. Corte as azeitonas em quartos e pique os coentros. Adicione todos estes ingredientes e o refogado à tigela das batatas. Regue com o leite morno e tempere com noz-moscada, sal e pimenta se necessário. 5. Mexa bem todo o preparado e verta para um pirex. Polvilhe com pão ralado e leve ao forno pré aquecido a 200º graus até que fique douradinho. Retire e sirva decorado a gosto com uma boa salada.

Doce lua cheiaDoce lua cheia

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo: 20 minutos + tempo de arrefecer Doses: 4 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Num tacho, coloque o leite condensado, o café e a manteiga. Leve ao lume, deixe ferver bem e junte a bolacha. 2. Mexa até se ver o fundo do tacho, retire do lume e coloque em taças. Deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

Partilhe:
Blog
Dicas e truques
Receitas Air Fryer – 5 sugestões
Usar uma air fryer oferece várias vantagens: cozinha alimentos mais rapidamente que métodos tradicio...
Receitas com salsichas frescas – (6 sugestões)
As salsichas frescas são versáteis e perfeitas para receitas caseiras. Fáceis de cozinhar, podem ser...
5 Receitas Marotas (+18)
As receitas portuguesas podem ser picantes sem ser preciso cozinhar com malaguetas. Conheça algumas...
Receitas de pão
Dia 16 de Outubro é dia Mundial do Pão, não há português que se preze que não adore pão. Partilhamos...
Receitas com bacalhau desfiado (5 sugestões)
Receitas com bacalhau desfiado para todos os fãs de bacalhau. 5 receitas fáceis de preparar ideais p...
Receitas para congelar! (10 sugestões)
Sabia que preparar refeições com antecedência e congelá-las pode mudar o seu dia a dia? Seja para po...
Receitas especiais para grávidas! (8 sugestões)
Celebre o Dia Mundial da Grávida com receitas especiais! Para todas as futuras mamãs, este é o vosso...
Para quem não sabe o que fazer com o ananás que comprou a semana...
Ainda tem aquele ananás da semana passada na cozinha? Não sabe o que fazer com ele? Temos a solução...
Bem-vindo ao mundo da teleculinária!
Queremos partilhar consigo todas as novidades, as melhores sugestões de receitas e fantásticas dicas para o ajudar na cozinha.