Molho Bechamel caseiro

Publicado em Maio 16, 2023

Molho Bechamel caseiro. Molho base, indispensável em culinária, tem múltiplas aplicações e derivados, sendo ótimo auxiliar na cozinha económica; além disso, devido aos ingredientes que o compõem é muito nutritivo. Com este delicioso preparado pode “inventar” saborosos aproveitamentos e pratos pessoais.

Molho Bechamel caseiro

bechamel sauce in a pan and milk on the table. horizontal top view close-up INGREDIENTES:

  • 50 g de manteiga;
  • 60 g de farinha de trigo;
  • 5 ou 6 dl de leite (conforme queira o molho mais ou menos espesso);
  • sal, pimenta e noz-moscada q.b.;
  • 1 gema de ovo (facultativa).

O bechamel é tão fácil de preparar. Como fazer o molho: Faça ferver o leite. Noutro recipiente, aqueça a manteiga, junte-lhe a farinha e mexa muito bem com colher de pau, deixando cozer em lume brando cerca de 1 ou 2 minutos, junte depois o leite em fio, mexendo sempre muito bem para não granular. Depois de juntar o leite todo, deixe ferver 2 minutos mexendo sempre. Retire do lume e tempere com os condimentos indicados. Se o molho se destinar a ser utilizado com peixes, pode temperá-lo com umas gotas de limão. Ao sair do lume pode juntar-lhe a gema de ovo e mexer imediatamente muito bem, não devendo voltar a ferver. Este molho tem inúmeras aplicações quer para carnes, quer para peixes. Pode ser guardado no frigorífico coberto com papel vegetal untado com manteiga. Receita ideal para doces, carnes ou peixes. Veja aqui algumas receitas onde pode começar a utilizar o seu bechamel caseiro.    

Partilhe:
Blog
Dicas e truques
Receitas Air Fryer – 5 sugestões
Usar uma air fryer oferece várias vantagens: cozinha alimentos mais rapidamente que métodos tradicio...
Receitas com salsichas frescas – (6 sugestões)
As salsichas frescas são versáteis e perfeitas para receitas caseiras. Fáceis de cozinhar, podem ser...
5 Receitas Marotas (+18)
As receitas portuguesas podem ser picantes sem ser preciso cozinhar com malaguetas. Conheça algumas...
Receitas de pão
Dia 16 de Outubro é dia Mundial do Pão, não há português que se preze que não adore pão. Partilhamos...
Receitas com bacalhau desfiado (5 sugestões)
Receitas com bacalhau desfiado para todos os fãs de bacalhau. 5 receitas fáceis de preparar ideais p...
Receitas para congelar! (10 sugestões)
Sabia que preparar refeições com antecedência e congelá-las pode mudar o seu dia a dia? Seja para po...
Receitas especiais para grávidas! (8 sugestões)
Celebre o Dia Mundial da Grávida com receitas especiais! Para todas as futuras mamãs, este é o vosso...
Para quem não sabe o que fazer com o ananás que comprou a semana...
Ainda tem aquele ananás da semana passada na cozinha? Não sabe o que fazer com ele? Temos a solução...
Bem-vindo ao mundo da teleculinária!
Queremos partilhar consigo todas as novidades, as melhores sugestões de receitas e fantásticas dicas para o ajudar na cozinha.