Ingrediente Rei – CEBOLA

Publicado em Agosto 28, 2015

Ingrediente Rei – CEBOLA

É consumida todo o ano de variadíssimas formas. Crua ou cozinhada, como condimento, ingrediente base ou principal, distingue-se pelo seu odor intenso e sabor forte e por vezes ácido ou ligeiramente picante. História e características

  • Originária do continente asiático é da família Alliaceae e é plantada entre os meses de Setembro e Março, mas e está disponível para consumo durante quase todo o ano.
  • Existem inúmeras variedades de cebola que são distintas na cor, tamanho e forma. A branca, com sabor mais forte, a amarela e a roxa, a mais suave. A cebola nova, mais pequena e também conhecida por cebolinha, a redonda, mais forte e a oval. A cebola nova em particular é colhida precocemente e está disponível no mercado a partir de Abril/ Maio.

Conservação

  • Os bolbos devem ser colocados num local fresco e seco, de preferência escuro e bem ventilado.
  • É possível conservá-la no frigorífico e até no congelador. Descasque-a, pique-a e congele-a ou mantenha-a no frio – desde que bem acondicionada num recipiente fechado, pode durar 24 horas sem perder características.

É bom saber

  • Quando cortada, a cebola liberta um composto volátil à base de enxofre que em contacto com o ar provoca uma pequena irritação nos olhos e é por isso que “faz chorar”.
  • Mantê-la no frigorífico ou a baixas temperaturas e mergulhá-la em água, por exemplo, diminui a produção destes compostos e a agressão aos olhos.
  • Para eliminar o cheiro da cebola das mãos pode utilizar limão ou lavá-las em água corrente, deslizando-as, em simultâneo, pela parte de metal da faca.

Valor nutricional

  • Pouco calórica. Cada 100 g apresenta entre 30 a 40 kcal, dependendo do tipo de cebola.
  • Rica em flavonóides, que lhe confere propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
  • Fonte de sódio, cálcio, potássio, ferro e fósforo, além das vitaminas C e do complexo B.
Partilhe:
Blog
Dicas e truques
Receitas Air Fryer – 5 sugestões
Usar uma air fryer oferece várias vantagens: cozinha alimentos mais rapidamente que métodos tradicio...
Receitas com salsichas frescas – (6 sugestões)
As salsichas frescas são versáteis e perfeitas para receitas caseiras. Fáceis de cozinhar, podem ser...
5 Receitas Marotas (+18)
As receitas portuguesas podem ser picantes sem ser preciso cozinhar com malaguetas. Conheça algumas...
Receitas de pão
Dia 16 de Outubro é dia Mundial do Pão, não há português que se preze que não adore pão. Partilhamos...
Receitas com bacalhau desfiado (5 sugestões)
Receitas com bacalhau desfiado para todos os fãs de bacalhau. 5 receitas fáceis de preparar ideais p...
Receitas para congelar! (10 sugestões)
Sabia que preparar refeições com antecedência e congelá-las pode mudar o seu dia a dia? Seja para po...
Receitas especiais para grávidas! (8 sugestões)
Celebre o Dia Mundial da Grávida com receitas especiais! Para todas as futuras mamãs, este é o vosso...
Para quem não sabe o que fazer com o ananás que comprou a semana...
Ainda tem aquele ananás da semana passada na cozinha? Não sabe o que fazer com ele? Temos a solução...
Bem-vindo ao mundo da teleculinária!
Queremos partilhar consigo todas as novidades, as melhores sugestões de receitas e fantásticas dicas para o ajudar na cozinha.