“Embora permita fazer tudo, o robot funciona também como um excelente auxiliar de cozinha […]”. – Ana Filipa Agostinho
“Cozinhar é uma das coisas que mais gosto de fazer e que desempenho diariamente com muita satisfação”, confessa Ana.
A vontade de ter um robot de cozinha surgiu depois de uma demonstração em casa de uma amiga, mas na altura resistiu a comprá-lo porque achava que o investimento não compensava. Apesar de preferir muito mais cozinhar no fogão, Ana ouvia sempre dizer que o robot também era mais indicado para quem não sabia cozinhar.
Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a mais vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia. Há quatro anos acabou por ceder à sua vontade e adquiriu então um robot de cozinha. Hoje em dia, a sua opinião já não é a mesma. “O meu conceito sobre o robot mudou, acho até que tem uma componente de complementaridade ao tacho. Embora permita fazer tudo, funciona também como um excelente auxiliar de cozinha, se quisermos continuar a usar o fogão”, refere a convidada. Quando vai de férias, Ana leva consigo o robot para continuar descontraída e não ter de se preocupar se a comida se está a queimar ou a sujar o fogão. Além de gostar imenso de ler, a assistente social também dedica o seu tempo livre a outros passatempos relacionados com trabalhos manuais, como o ponto de cruz, o tricot e o crochet.
Crème brûlée com tomate e parmesão
4 pessoas Ingredientes 300 g de natas
200 g de leite 50 g de queijo parmesão ralado 50 g de azeitonas verdes em rodelas 25 g de tomate seco 2 ovos 4 gemas Sal e pimenta q.b. Aqueça o forno a 150 graus. Coloque o leite e as natas no copo do robot e ligue 1 minuto na velocidade 3. Adicione depois os ovos inteiros e as gemas, bem como uma pitada de sal e pimenta. Acrescente por fim 30 g do queijo parmesão ralado e ligue mais 1 minuto na velocidade 3. Distribua a mistura por quatro ramequins, polvilhe com o restante queijo parmesão e coloque na superfície as rodelas de azeitona e o tomate seco cortado. Coloque os ramequins num tabuleiro com água e leve ao forno cerca de 20 a 25 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e sirva. Pudim de peixe
4 pessoas Ingredientes 2 filetes de pescada
1 alho-francês pequeno (parte branca) 1 courgette 1 cenoura 1 dente de alho 2 ovos 1 colher (sobremesa) de farinha de milho 1 colher (sobremesa) de mostarda Azeite q.b. Sumo de limão q.b. Sal q.b. Mistura de 5 pimentas q.b. Spray para untar Tempere os filetes com sal, um pouco da mistura de 5 pimentas, o alho picado e um pouco de sumo de limão. Reserve. Descasque a cenoura, corte grosseiramente, coloque no copo do robot, ligue 10 segundos na velocidade 5 para ralar, retire e reserve. Coloque no copo um pouco de azeite e o alho-francês cortado em rodelas finas e programe a 100ºC, durante 5 minutos, na velocidade mínima invertida. Acrescenta depois a cenoura ralada e a courgette cortada em cubinhos e tempere com sal e a mistura de 5 pimentas. Corte os filetes ao meio, coloque também no copo do robot e programe a 100ºC, durante 10 minutos, na velocidade mínima invertida. Retire e reserve. Coloque no copo limpo os ovos, a mostarda e a farinha de milho e ligue 30 segundos na velocidade 1. Junte este molho ao preparado anterior, envolva bem e coloque numa forma untada. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 20 a 25 minutos. Mousse de café
4 pessoas Ingredientes 500 g de leite
250 g de café forte 200 g de açúcar 4 gemas 50 g de farinha 400 g de natas Grãos de café para decorar Coloque o leite no copo do robot e programe a 100ºC, durante 2 minutos, na velocidade 1. Retire e reserve. Encaixe o acessório misturador no copo, junte o açúcar e as gemas e ligue 1 minuto e 30 segundos na velocidade 4. Retire o acessório misturador, junte a farinha e ligue 20 segundos velocidade 4. Ligue mais 1 minuto na velocidade 4, adicionando alternadamente o leite e o café. Programe de seguida a 90ºC, durante 10 minutos, na velocidade 2. Retire e deixe arrefecer. Encaixe o acessório misturador no copo limpo, junte as natas e ligue 2 minutos na velocidade 3. Envolva as natas no preparado anterior, coloque em copos ou numa taça e leve ao frio. Decore com mais natas e grãos de café e sirva fresco.
Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.