Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Deite o azeite numa panela de pressão, leve ao lume, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar até que a cebola fique macia. Corte a carne em pedaços, adicione-os à panela, junte também o tomate, o vinho branco, 1 dl de água, a folha de louro, o ramo de salsa e o caldo de carne, tempere com sal e pimenta, mexa, tape a panela e deixe cozinhar 40 minutos, depois de ter pressão. Depois retire do lume e deixe sair o vapor.
Lave as batatas, corte-as ao meio, leve-as a cozer com a pele em água temperada com sal, depois escorra-as, deixe-as amornar, retire-lhes a pele, passe-as no passevite e coloque numa tigela. Adicione a manteiga e os 2 dl de leite, tempere com noz-moscada, sal e pimenta, misture muito bem e depois espalhe o puré num tabuleiro de louça.
Retire a carne da panela, desfie-a bem, junte-a novamente à panela com o molho, misture e disponha no tabuleiro, sobre o puré de batata. Estenda a massa folhada em forma de rectângulo, coloque-a por cima, apare os rebordos, pincele com a gema previamente misturada com as 2 colheres (sopa) de leite e leve ao forno pré-aquecido a 200°C até que fique bem cozida e douradinha. Retire do forno e sirva decorado a gosto e, se gostar, acompanhado com salada.