Numa tigela, coloque a farinha, a água, o leite, o açúcar, os 40 g de manteiga, o fermento e o sal. Amasse durante 3 minutos, forme um disco, envolva em película e leve ao frigorifico, deixando repousar de um dia para o outro.
No dia seguinte, retire do frio a manteiga própria para croissants e corte imediatamente em pedaços longitudinais com cerca de 1,25 cm de espessura.
Corte dois quadrados de papel vegetal, disponha a manteiga no centro de um deles e cubra com o outro. Com o rolo da massa, pressione suavemente a manteiga ate obter um quadrado de 15x15 cm. Dobre as laterais do papel e leve ao frigorífico durante algum tempo.
Retire a massa do frio e estenda-a ate obter um quadrado com 19x19 cm. Disponha o quadrado de manteiga no centro da massa e dobre as laterais, formando um envelope. Leve ao frigorifico por cerca de 30 minutos.
Decorrido o tempo indicado, estenda a massa ate obter um retângulo com 20x60 cm. Dobre o topo e a base, de forma a obter um quadrado com 20x20 cm, e leve novamente ao frigorífico por mais 30 minutos. Repita o passo 5 desde o início por mais 6 vezes, tendo o cuidado de virar a massa a 90 graus antes de a dobrar novamente.
No final, estenda a massa, corte em triângulos e enrole cada um desde a extremidade mais larga até à mais fina, de modo a formar croissants. Pincele com o ovo previamente batido com a água e leve ao forno, pré-aquecido a 195ºc, durante 6 minutos. Baixe a temperatura para 165ºc e deixe ficar no forno por mais 9 minutos.