Coloque o arroz numa tigela, cubra-o com água e deixe demolhar por cerca de 8 horas.
Prepare a calda: descasque as cenouras e corte-as em fatias muito finas. Deite o açúcar e o sumo de laranja num tacho e mexa até o açúcar ficar dissolvido. Junte a cenoura e o óleo de coco, leve a lume médio e, sem mexer, deixe reduzir até obter uma calda fina. Reserve.
Prepare a massa (após o tempo indicado para demolhar o arroz): hidrate a farinha de linhaça em 50 ml do sumo de laranja. Descasque as cenouras e corte-as em pequenos pedaços. Reserve.
Escorra o arroz e deite-o num liquidificador. Junte o restante sumo de laranja, o açúcar e o azeite e triture até obter um creme liso. Acrescente os pedacinhos de cenoura e volte a triturar. Por último, acrescente a linhaça hidratada e o fermento e triture na velocidade baixa.
Unte com azeite uma forma de buraco (cerca de 20 cm de diâmetro) e deite nela a calda de cenoura, reservando um pouco para o final.
Deite a massa na forma e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 40 minutos. Retire, deixe arrefecer, desenforme e decore com a calda que reservou. Sirva de seguida.