17 de maio é o dia dos bolos, ou da pastelaria! E que delícia de dia! Bolo com chocolate, grão,amêndoa, requeijão, laranja, pêra, com fios de ovos ou canela. Bolos secos, simples ou recheados. Venha conhecer 10 das melhores receitas de pastelaria e veja se consegue resistir a um delicioso e pecaminoso pão de rala! Texto por: Catarina Campos
Pão de rala
Grau de dificuldade: MédioCusto da Refeição: DispendiosoTempo: 1 hora + 30 minutos Doses: 12 pessoas Ingredientes:
Instruções: 1. Deite a água e o açúcar para um tacho, leve ao lume e deixe ferver durante 15 minutos. Junte depois a amêndoa moída com e sem casca, mexa e deixe ferver mais 3 minutos. Numa tigela, bata 6 gemas, adicione o preparado da amêndoa, aos poucos e batendo sempre, verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo continuamente até engrossar bem. Deite numa tigela e deixe arrefecer. 2. Prepare agora o recheio: deite o açúcar num tacho, junte a água e a casca de limão, leve ao lume e deixe ferver até dissolver o açúcar. Numa tigela, bata as gemas, adicione a calda do açúcar em fio e mexendo sempre, verta novamente para o tacho e leve ao lume, mexendo sem parar até engrossar, mas sem deixar ferver. Retire do lume, passe pelo passador de rede, deixe arrefecer, junte então os fios de ovos, envolva e reserve. 3. Estenda metade da massa numa bancada polvilhada com farinha até obter um círculo, disponha o recheio no centro, dobre os rebordos para cima e pincele com a restante gema misturada com o leite. Estenda depois o resto da massa, coloque por cima, polvilhe com bastante farinha, pressione nas laterais para colar e alise para obter tipo um ”queijo” homogéneo. 4. Disponha no tabuleiro de forno polvilhado com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 40 minutos ou até que fique douradinho. Retire do forno, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.
Travesseiros com doce de grão e amêndoa
Já não precisa de ir ao Algarve só para comer esta delícia! Grau de dificuldade: FácilCusto da Refeição: EconómicoTempo: 50 minutos + tempo de arrefecer Doses: 7 pessoas Ingredientes:
Instruções: 1. Reduza o grão cozido a puré. Deite o sumo de laranja para um tacho, junte o açúcar e o pau de canela, leve ao lume e deixe ferver durante 2 minutos. Adicione depois a amêndoa moída e o puré de grão, misture, retire do lume, deixe arrefecer um pouco, junte as gemas ligeiramente batidas e mexa bem. Leve novamente ao lume até ferver, retire do lume, rejeite o pau de canela e deixe arrefecer. 2. Disponha uma folha de massa filo na mesa, pincele com margarina derretida, cubra com outra folha e pincele com mais margarina. Repita a operação até ter 3 conjuntos e corte cada um ao meio, no sentido do comprimento e de modo a ficar com dois rectângulos. Corte de seguida cada um em três rectângulos mais pequenos. 3. Divida a mistura do grão pelos rectângulos de massa, enrole, dobre as pontas para fechar e coloque-os no tabuleiro do forno. Leve depois ao forno pré-aquecido a 180°C até ficarem douradinhos, retire-os, deixe-os arrefecer e sirva-os polvilhados com açúcar em pó.
Bolo de chocolate com mousse
Quem consegue resistir a um bolo de chocolate? E ainda por cima com recheio de mousse de chocolate? Grau de dificuldade: FácilCusto da Refeição: EconómicoTempo: 1 hora e 20 minutos + tempo de arrefecer e de frio Doses: 8 pessoas Ingredientes:
Instruções: 1. Faça o bolo: ligue o forno a 180°C, barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata a manteiga amolecida com o açúcar até ficar um creme. Junte as gemas, uma a uma e batendo sempre, adicione depois o leite, a farinha, o fermento e o chocolate em pó e bata bem. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente na mistura. 2. Verta o preparado anterior na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer totalmente. 3. Entretanto, prepare a mousse: Bata as natas em chantilly bem espesso e reserve no frio. À parte, bata as claras em castelo. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Parta o chocolate em pedaços, deite-os numa tigela, leve a derreter em banho-maria, retire, mexa bem, adicione a gelatina escorrida, mexa muito bem, junte depois as gemas e mexa novamente. Adicione então o leite condensado, misture, junte o chantilly, mexa, adicione por último as claras em castelo e envolva delicadamente. Leve ao frio até começar a solidificar. 4. Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, coloque a rodela inferior dentro da forma onde cozeu e espalhe metade da mousse por cima. Cubra com a outra parte do bolo, desenforme com cuidado, coloque num prato, barre todo o bolo com o resto da mousse e leve ao frio durante 20 minutos. Depois sirva decorado com raspas de chocolate e amêndoas a gosto.
Queijadinhas de requeijão
O requeijão não é só bom com sal pimenta e tostas…e que tal numas belas queijadinhas? Grau de dificuldade: FácilCusto da Refeição: EconómicoTempo: 50 minutos + tempo de repousar Doses: 12 unidades Ingredientes:
Instruções: 1. Prepare a massa: deite a farinha e o açúcar para a bancada, misture, junte a margarina à temperatura ambiente e amasse com as mãos até ficar um género de areia grossa. Abra depois uma cavidade no centro, junte o ovo previamente batido e amasse, regando aos poucos com a água, até ficar uma massa homogénea. Coloque numa tigela e deixe repousar 30 minutos. 2. Ligue o forno a 180 graus. Faça o creme: Passe o requeijão pelo passador de rede, junte-lhe o açúcar e os ovos e bata bem. 3. Estenda a massa até que fique muito fina, forre forminhas e apare os bordos. Divida então o creme pelas formas e leve ao forno durante 25 minutos ou até que as queijadinhas fiquem totalmente cozidas e douradinhas. 4. Retire, desenforme, deixe arrefecer e sirva polvilhado com açúcar em pó e canela.
Areias
Perfeitas para acompanhar o chá, estas areias fazem as delícias de pequenos e graúdos. Grau de dificuldade: FácilCusto da Refeição: EconómicoTempo: 50 minutos Doses: 30 unidades Ingredientes:
Instruções: 1. Misture e peneire a farinha com o açúcar. Coloque esta mistura numa bancada e abra-lhe uma cova no meio. Nessa cova, coloque a banha e a raspa de limão e amassa bem com as pontas dos dedos até que fique uma massa homogénea. 2. Ligue o forno a 180 graus. Unte um tabuleiro de forno com um pouco de margarina. 3. Faça pequenas bolinhas da massa, coloque-as no tabuleiro e leve ao forno durante aproximadamente 30 minutos ou até que as bolinhas fiquem douradinhas e secas. Retire-as do forno, passe-as cuidadosamente por açúcar e sirva-as.
Tortinhas recheadas com ovos-moles
Estas tortas são uma verdadeira tentação para os mais gulosos! Grau de dificuldade: FácilCusto da Refeição: EconómicoTempo: 1 hora Doses: 5 pessoas Ingredientes:
Instruções: 1. Ligue o forno a 200 graus. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal e barre-o com manteiga. 2. Deite as gemas para uma tigela, junte o açúcar e bata até ficar uma massa espessa. Adicione a farinha e bata mais um pouco. Bata então as claras em castelo, junte-as ao preparado, misture delicadamente, deite no tabuleiro e leve ao forno durante 15 minutos. 3. Retire, desenforme para cima de um pano de cozinha, rejeite o papel e deixe arrefecer. Barre depois com os ovos-moles, corte em rectângulos pequenos, enrole-os em forma de tortinhas, como vê na foto, coloque-as num prato e sirva-as.
Torta de laranja
Deixe a que sua cozinha seja inundada pelo cheiro a laranja ao retirar do forno esta deliciosa torta! Grau de dificuldade: FácilCusto da Refeição: MédioTempo: 1 hora Doses: 12 pessoas Ingredientes:
Instruções: 1. Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte-o com margarina. Raspe a casca e esprema o sumo às laranjas. 2. Numa tigela, misture o açúcar com a farinha, junte depois os ovos e bata bem. Adicione a raspa e o sumo das laranjas e bata novamente muito bem. Junte a manteiga derretida e mexa bem. Verta para o tabuleiro e leve ao forno durante aproximadamente 40 minutos. 3. Retire do forno, desenforme em cima de um pano polvilhado com açúcar e enrole com cuidado. Deixe arrefecer e depois sirva a torta decorada a gosto e cortada em fatias.
Pastéis de nata
O bolo mais tradicional e mais adorado por todos nós! Grau de dificuldade: MédioCusto da Refeição: EconómicoTempo: 1 hora Doses: 17 unidades Ingredientes:
Instruções: 1. Ferva o leite com o pau de canela e a casca de limão. Misture o açúcar com a farinha e adicione lentamente o leite através de um coador, mexendo depois muito bem. 2. Leve novamente ao lume, continuando a mexer, retire quando o creme estiver homogéneo e deixe arrefecer. Bata as gemas à parte e depois adicione-as ao creme, em fio e mexendo sempre. 3. Estenda a massa folhada sobre uma superfície enfarinhada. Dobre-a e volte a passar o rolo. Com um cortador ou copo, corte rodelas com o mesmo diâmetro da abertura das formas. Unte as formas com manteiga e forre-as com uma rodela de massa, esticando-a até ao bordo. 4. Coloque as formas num tabuleiro, encha-as com o creme e leve ao forno, pré-aquecido a uma temperatura igual ou superior a 250ºC, durante cerca de 10 minutos. Sirva os pastéis quentes ou frios, com ou sem canela em pó.
Tarteletes de pêra (robot de cozinha)
A qualquer hora do dia, estas tarteletes de pêra fazem as delícias de todos. Grau de dificuldade: FácilCusto da Refeição: EconómicoTempo: 1 hora Doses: 8 unidades Ingredientes:
Instruções: 1. Faça a massa: deite o ovo e a água no copo do robot, junte a manteiga e a farinha e ligue durante 30 segundos na velocidade 6. Retire do copo, estenda a massa com o rolo, forre formas de tartelete, apare os rebordos e pique o fundo com um garfo. 2. O recheio: lave e descasque as peras, corte-as ao meio, rejeite-lhes a parte do meio com as sementes, disponha uma metade em cada tartelete, com a parte cortada virada para baixo, e faça uns cortes como vê na foto. 3. Deite as natas no copo, adicione o açúcar, os ovos e as gemas e ligue durante 30 segundos na velocidade 6. Distribua pelas tarteletes, polvilhe com um pouco de amêndoa granulada à volta da pêra e leve ao forno pré-aquecido a 180°C durante 35 minutos. Verifique se estão bem cozidas, retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e sirva decoradas a gosto.
Caracóis de canela (robot de cozinha)
Ao pequeno almoço, a meio da manhã, ao lanche ou até mesmo antes de ir para a cama para matar aquele desejo guloso, estes caracóis são perfeitos para qualquer ocasião! Grau de dificuldade: FácilCusto da Refeição: EconómicoTempo: 1 hora + tempo de levedar Doses: 18 unidades Ingredientes:
Instruções: 1. Deite o leite no copo do robot, junte a manteiga e o fermento e programe a 37°C (40°C na Mycook), durante 2 minutos, na velocidade mínima (velocidade 2 na Mycook). Adicione depois o açúcar, os ovos, a farinha e a pitada de sal fino e ligue durante 5 minutos na velocidade especial para massas. Retire a massa do copo, enrole-a, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, faça-lhe um corte em cruz por cima, cubra com um pano húmido e deixe levedar até que fique com o dobro do volume. 2. Depois amasse um pouco a massa numa bancada polvilhada com farinha, estenda-a até obter um rectângulo, barre-a com a manteiga amolecida e polvilhe-a com o açúcar amarelo previamente misturado com a canela, deixando uma margem com cerca de 3 cm. Enrole depois em forma de torta no sentido da largura, pincele a margem que deixou com um pouco de água para colar e corte em rodelas. Coloque-as em tabuleiros polvilhados com farinha, cubra novamente com um pano húmido e deixe levedar durante mais 30 minutos. 3. Leve então ao forno pré-aquecido a 180°C durante cerca de 25 minutos ou até que os caracóis fiquem bem cozidos. Retire do forno, descole, deixe arrefecer e sirva.