“Vejo todos os programas de culinária e leio tudo sobre este tema. Comecei muito novo a cozinhar.” – Carlos Branquinho
Carlos Branquinho coloca na culinária a mesma paixão que tem por diversas outras atividades que desenvolve, quer sejam de lazer ou profissionais.
Cozinhar para os amigos é um dos seus hobbies de eleição. “Vejo todos os programas de culinária e leio tudo sobre este tema. Comecei muito novo a cozinhar”, revela. O prato que nos apresenta é uma criação sua, “gosto do contraste dos frutos vermelhos com a carne de perdiz, sendo que a caça é um dos meus ingredientes predilectos”. Subscreva a newsletter da Teleculinária e tenha acesso a mais vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia. Orgulhosamente ribatejano, nascido e radicado em Santarém, prefere a cozinha de raiz portuguesa. “A nossa cozinha e as de origem mediterrânica são muito variadas e superam tudo”, afirma. Para além da culinária, Carlos Branquinho faz pintura, especialmente versando a temática da tauromaquia, restaura móveis antigos e está também ligado ao desporto porque possui o curso de treinador de futebol e de rugby. Profissionalmente, dá formação em segurança e higiene no trabalho. _______________________________________________________________ Perdiz com puré verde e frutos vermelhos
35 minutos + tempo para marinar Fácil | Económico | 2 PESSOAS INGREDIENTES 2 perdizes 200 g de brócolos 100 g de frutos vermelhos frescos (framboesa, morangos e outros) 2 batatas grandes para cozer 2 dentes de alho 2 dl de natas 0,5 dl de Vinho do Porto ou Madeira 1 fio de azeite 1 folha de louro Vinho branco q.b. Orégãos q.b. Tomilho seco q.b. Noz-moscada q.b. Sal q.b. PREPARAÇÃO Arranje as perdizes, corte-as em pedaços, deite-os para uma
tigela e tempere com sal, vinho branco, os dentes de alho picados, o louro partido, orégãos e tomilho. Deixe marinar de um dia para o outro. No dia, descasque as batatas e corte-as em pedaços. Arranje os brócolos e corte-os em raminhos. Coza estes legumes em água temperada com sal, escorra-os, passe-os no passe-vite e deite numa tigela. Adicione metade das natas, tempere com noz-moscada e misture bem para obter um puré. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer, junte a perdiz com os alhos e o louro da marinada e deixe saltear até ficar douradinha de ambos os lados. Retire e reserve a perdiz.
Esmague 20 ou 30 g dos frutos vermelhos, misture com as restantes natas e adicione à mesma frigideira de saltear a carne. Junte também o Vinho do Porto e deixe ferver, mexendo, até engrossar um pouco. Sirva a perdiz com este molho e acompanhe com o puré de legumes e os restantes frutos vermelhos.
Gostou deste artigo? Se tiver alguma sugestão não se esqueça de comentar. Subscreva a nossa newsletter aqui e tenha acesso a mais receitas, vídeos, passatempos e dicas úteis para facilitar as refeições do seu dia-a-dia.