5 receitas com maçã e canela
Tarte de maçã e canela 
As receitas com maçã e canela são sempre bem-vindas! 🙂 São a combinação perfeita, não acha? Temos aqui 5 sugestões de receitas com estes ingredientes tornam os doces deliciosos. Eis as sugestões: Tarte de maçã e canela; Bolo de maçã e canela; Maçãs assadas com calda de vinho tinto, mel e canela; Mini tartes de maçã e canela; Crepes de maçã fritos. Gosta?
Comecemos pela Tarte de maçã e canela. Veja aqui a receita.
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 1 hora Doses: 6 pessoas Ingredientes:
- 1 rolo de massa quebrada estendida de compra
- 8 maçãs
- 200 g de açúcar
- 100 g de sultanas
- 1 colher (chá) de canela em pó
- Manteiga para untar
- Farinha para polvilhar
- Açúcar em pó para polvilhar
Instruções: 1. Para preparar esta tarte de maçã, unte uma tarteira com manteiga, polvilhe-a com farinha, forre-a com a massa quebrada e apare os rebordos. 2. Descasque 6 maçãs, retire-lhes as sementes, corte-as em pedacinhos, deite-os numa frigideira, junte o açúcar, leve ao lume e deixe cozinhar cerca de 7 minutos para caramelizar. Adicione as sultanas e a canela, envolva muito bem, retire do lume, deixe arrefecer e depois espalhe na tarteira sobre a massa quebrada. 3. Lave, descaroçe e corte as restantes 2 maçãs em gomos muito finos com a casca, disponha-os por cima da tarte, polvilhe com açúcar em pó e leve ao forno pré-aquecido a 170°C durante 20 minutos ou até a tarte ficar bem cozida. Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva.
Bolo de maçã e canela 
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 1 hora e 20 minutos + tempo de arrefecer Doses: 8 porções Ingredientes:
- 3 maçãs
- 1 iogurte natural magro
- 3 Ovos
- 200 g açúcar amarelo
- 250 g Farinha
- 1 colher (sobremesa) fermento em pó
- 1 colher (chá) canela
- 3 colheres (sopa) óleo de girassol
- Papel vegetal
Instruções: 1. Ligue o forno a 180ºC. Forre uma forma com papel vegetal. 2. Descasque e lave as maçãs e guarde as cascas. Corte depois as maçãs ao meio, retire as pevides e corte-as em cubos. 3. Coloque no liquidificador as cascas das maçãs, o iogurte, os ovos, o óleo de girassol e o açúcar e triture bem até ficar uma mistura cremosa. Deite para uma tigela, junte a farinha, o fermento, a canela e bata muito bem. Adicione os cubos de maçã e misture. Verta para a forma e leve ao forno durante 50 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire e deixe arrefecer. Desenforme, rejeite o papel vegetal e sirva em fatias e decorado a gosto.
Maçãs assadas com calda de vinho tinto, mel e canela 
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 40 minutos Doses: 4 pessoas Ingredientes:
- 4 maçãs
- 80 g de açúcar amarelo
- 1,5 dl de vinho tinto
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 pau de canela
Instruções: 1. Lave as maçãs, descaroce-as com o descaroçador e coloque-as num tabuleiro. Polvilhe com o açúcar amarelo, junte 4 colheres (sopa) do vinho no fundo do tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC durante cerca de 25 minutos. 2. Entretanto, deite o restante vinho tinto, o mel e o pau de canela para um tacho, mexa e leve ao lume brando até reduzir para cerca de 1/3. 3. Retire as maçãs do forno, deixe-as amornar e sirva-as regadas com a calda de vinho tinto.
Mini tartes de maçã e canela
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 50 minutos Doses: 6 porções Ingredientes:
- 5 maçãs
- 1 limão
- 1 pau de canela
- 100 g açúcar mascavado claro
- 1,5 dl Água
- 5 folhas massa filo
- creme vegetal líquido para pincelar
Instruções: 1. Descasque as maçãs, corte-as ao meio, retire as pevides e corte-as em gomos grossos. Deite-os para um tacho, junte uma casca de limão, as maçãs, a canela, o sumo de limão, o açúcar e a água e leve ao lume a ferver durante 10 minutos, tapado. Depois retire a tampa do tacho e deixe cozinhar até que todo o líquido evapore e a maçã fique douradinha. 2. Ligue o forno a 180ºC. Coloque em cima da mesa as folhas de massa filo sobrepostas e pinceladas com creme vegetal. Corte 6 quadrados de massa e forre formas pequenas, encha-as com a maçã e leve ao forno até a massa ficar douradinha. Retire, deixe arrefecer e sirva as tartes mornas ou frias e decoradas a gosto.
Crepes de maçã fritos
Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 1 hora Doses: 10 unidades Ingredientes:
- 1,200 kg de maçãs
- 200 g de açúcar
- 10 folhas de massa brick
- 1 colher (sopa) de farinha maisena
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 2 paus de canela
- 2 casquinhas de limão
- Manteiga derretida para pincelar
- Açúcar para polvilhar
- Canela em pó para polvilhar
- Óleo para fritar
Instruções: 1. Para preparar esta receita de crepes, descasque as maçãs, corte-as em quartos, rejeite-lhes as sementes, corte-as em cubinhos e deite numa frigideira. 2. Junte os paus de canela, as cascas de limão, a canela em pó e o açúcar e leve ao lume, mexendo de vez em quando, até que fique bem cozido e macio. Polvilhe com a farinha maisena e mexa mais um pouco até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer. 3. Disponha um pouco do preparado anterior no centro de cada folha de massa brick, pincele à volta com manteiga derretida e dobre as margens para dentro, como vê na foto. 4. Leve depois a fritar em óleo até ficarem douradinhos, retire, deixe escorrer sobre uma folha de papel de cozinha e sirva polvilhados com açúcar e canela. [td_smart_list_end]