10 tartes de comer e chorar por mais
do Chef António Amorim. Acredite, não vai querer perder pitada. Veja o video.
Tarte de maçã invertida
É talvez das tartes mais fáceis de fazer e o aspeto rústico não deixa ninguém indiferente. Trata-se da Tarte de maçã invertida. Experimente e depois diga-nos algo. Grau de Dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo de Preparação: 50 minutos Doses: 6 pessoas Ingredientes:
- 1 rolo de massa quebrada estendida de compra
- 200 g de açúcar
- 4 maçãs
- 0,5 dl de Vinho do Porto
Instruções:
1. Para preparar esta tarte de maçã, deite o açúcar e o Vinho do Porto numa frigideira, mexa e leve ao lume até obter caramelo. Caramelize uma forma e reserve.
2. Descasque e lave as maçãs, retire-lhes as sementes, corte-as em gomos e disponha-os na forma de modo a cobrir todo o fundo. Coloque a massa quebrada por cima da maçã, apare o excesso e leve depois ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35 minutos ou até que a massa fique cozida.
3. Retire do forno, deixe amornar e desenforme com a maçã virada para cima. Sirva decorado a gosto e acompanhe com gelado de baunilha se gostar.
Tarte de manga
Esta é uma tarte muito fresquinha para esta altura do ano. O aroma e cor da manga conferem-lhe um aspeto apetecível. Grau de Dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo de Preparação: 60 minutos Doses: 6 pessoas Ingredientes:
Para a massa
- 100 g Manteiga
- 75 g açúcar
- 150 g farinha de trigo
Para o creme
- 3 gemas
- 2 colheres (sopa) farinha maisena bem cheias
- 150 g açúcar
- 3,5 dl leite
- 2 mangas
- açúcar para polvilhar
- calda de açúcar para pincelar
Instruções:
1. Amasse os ingredientes da massa e faça com ela uma bola. Cubra-a com um pano e deixe-a repousar 30 minutos.
2. Entretanto, prepare o creme. Num tachinho, misture o açúcar com a farinha maisena, junte depois as gemas e, em seguida, o leite. Leve ao lume mexendo sempre até ferver e retire.
3. Estende a massa e forre com ela a forma de tarte, recortando em volta os excessos. Deite o recheio na forma, sobre a massa, e alise
4. Descasque as mangas, corte-as em fatias e disponha-as sobre o creme. Polvilhe com açúcar e leve a cozer, cerca de 40 minutos, em forno médio. Quando pronta, retire a tarte e pincele-a com a calda de açúcar.
Tarte de tiramisu
Estamos habituados a vê-lo num pirex ou tabuleiro, mas desta vez transformámo-lo numa tarte. Tem sotaque italiano, mas os portugueses apreciam. Falamos do tiramisu. De certo irá surpreender os seus amigos com esta Tarte de tiramisu. Grau de Dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económico Tempo de Preparação: 60 minutos Doses: 6 pessoas Ingredientes:
- 200 g de queijo mascarpone
- 150 g de açúcar
- 6 gemas
- 5 folhas de gelatina
- 1 rolo de massa quebrada
- 3 dl de natas
- Chocolate em pó q.b.
- Feijão seco q.b.
- Papel vegetal
Instruções:
1. Para preparar esta receita de tarte de tiramisù, estique a massa e forre uma tarteira. Depois pique o fundo e apare os bordos. Coloque por cima uma folha de papel vegetal e encha com feijão ou seco. Entretanto leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 30 minutos, até a base estar cozida e douradinha. Retire do forno, rejeite o feijão e deixe arrefecer. Reserve.
2. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Numa tigela bata muito bem as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e volumoso. À parte bata o queijo e junte ao preparado.
3. Escorra as folhas de gelatina e leve a derreter no microondas sem deixar ferver e adicione-as ao creme. Noutra tigela bata as natas em chantilly bem firme e envolva também no preparado. Verta para a forma e leve ao frigorífico até solidificar. Na hora de servir polvilhe com cacau e sirva decorada a gosto.
[td_smart_list_end]