10 receitas para recordar a infância

Publicado em Abril 21, 2023

10 receitas para recordar a infância

Pudim flan tradicionalpudim flan tradicional

Todos tivemos uma infância diferente, mas algumas destas receitas podem ser algo que todos tenham em comum 🙂 O que é que comia mais quando era criança? Alguma receita especial? Partilhe connosco! Nós vamos partilhar consigo as nossas sugestões: salsichas frescas em lombardo; pudim flan tradicional; carapaus de escabeche; arroz doce cremoso; jaquinzinhos fritos com arroz de tomate; leite creme à portuguesa; farófias tradicionais; bifes de vaca à portuguesa; frango frito à portuguesa; açorda de bacalhau Comecemos pelo pudin flan. Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 1 hora Doses: 6 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Leve uma frigideira antiaderente ao lume com 150 g do açúcar até obter caramelo. Caramelize uma forma. 2. Deite o leite num tacho, junte 150 g do restante açúcar e raspa de limão a gosto, mexa, leve ao lume e deixe aquecer. Misture o resto açúcar com a farinha maisena, adicione os ovos e mexa bem. Junte a mistura do leite, em fio, mexendo até ficar homogéneo. 3. Verta o preparado anterior para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, em banho-maria, durante 45 minutos. Espete um palito para verificar, retire o pudim do forno, deixe-o arrefecer no banho-maria, depois desenforme-o e sirva-o cortado em fatias e decorado a gosto.

Carapaus de EscabecheCarapaus de escabeche

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 1 hora Doses: 4 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Arranje os carapaus, retirando a cabeça e tempere com sal e pimenta. Deixe marinar durante 15 minutos. Decorrido esse tempo, passe por farinha e leve a fritar de ambos os lados. Escorra em papel absorvente e reserve. 2. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho. Corte as cebolas em meias luas e pique os dentes de alho. Corte o pimento ao meio, retire o caroço e as pevides. Corte depois em tiras finas. 3. Numa frigideira aqueça o azeite. Junte a cebola e os dentes de alho. Deixe refogar até que a cebola fique transparente. Junte depois o pimento e tempere com sal e grãos de pimenta. 4. Regue por fim com o vinagre e retire do lume. Coloque por cima dos carapaus e polvilhe com salsa.

Arroz doce cremosoarroz doce cremoso

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 40 minutos Doses: 6 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Para preparar este arroz doce, deite a água para um tacho, junte a manteiga, a pitada de sal, a casca de limão e o pau de canela, leve ao lume e deixe começar a ferver. Junte o arroz e deixe cozer, mexendo de vez em quando, até que fique quase sem água. 2. Num tacho à parte, aqueça o leite. Vá depois adicionando o leite ao tacho do arroz, aos poucos e mexendo de vez em quando, e deixe cozer o arroz até ficar macio e bem cremoso. Junte depois o açúcar, mexa e deixe ferver mais 5 minutos. 3. Numa tigela, bata as gemas, adicione um pouco do arroz do tacho, mexendo até ficar morno. Adicione depois ao tacho mexendo sempre, retire do lume, rejeite a casca de limão e o pau de canela, verta para uma tigela e deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com canela.

Jaquinzinhos fritos com arroz de tomateJaquinzinhos fritos com arroz de tomate

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 45 minutos + tempo de repousar Doses: 5 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Tempere os jaquinzinhos com sal, pimenta e sumo de limão e deixe repousar durante 20 minutos. 2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Limpe o pimento de sementes de peles brancas e aloure num tacho com o azeite. Junte o pimento e deixe saltear mais um pouco. 3. De seguida, regue com 1 L de água, adicione a polpa de tomate e rectifique os temperos de sal e pimenta. Quando começar a ferver, junte o arroz e deixe cozinhar durante 18 minutos, mexendo de vez em quando. 4. Passe os carapaus por farinha e frite-os de ambos os lados. Retire, escorra sobre papel absorvente e sirva com o arroz salpicado com coentros.

Leite creme à portuguesaLeite creme à Portuguesa

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 40 minutos Doses: 6 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Leve ao lume o leite com o pau de canela e a casca de limão e deixe ferver. Retire do lume e reserve. 2. Numa tigela, bata o açúcar com a farinha maisena, junte as gemas e bata novamente. Adicione depois o leite em fio, mexendo sempre muito bem. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e rejeite o pau de canela e a casca de limão. 3. Distribua o creme por taças e deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com um pouco de açúcar em pó e queime com um ferro próprio para o efeito.

Salsichas frescas em lombardo

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 1 hora Doses: 5 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Leve ao lume um tacho com água temperada com sal. Arranje as folhas de couve e escalde-as na água quente. Retire depois do tacho, coloque-as em água fria, escorra e reserve. 2. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Coloque-os num tacho, regue com o azeite e junte o caldo de carne. Leve ao lume e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até ficar douradinho. Adicione a folha de louro, o ramo de salsa e o tomate, tempere com sal e piripiri e deixe refogar mais um pouco até ficar macio. Depois retire do lume, rejeite a folha de louro e triture muito bem. 3. Disponha uma salsicha em cada folha de couve e dobre as laterais. Enrole e coloque no tacho. 4. Regue com um pouco de água até que fique com caldo, tape e deixe cozinhar durante 35 minutos. Depois retire do lume e sirva decorado a gosto. No emprego, acompanhe com puré de batata.

Farófias TradicionaisFarófias tradicionais

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 35 minutos Doses: 6 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Para preparar esta receita de farófias, leve ao lume um tacho largo com o leite, 125 g de açúcar em pó e a casquinha de limão, deixe começar a ferver e reduza o lume para o mínimo. 2. Bata as claras em castelo bem firme, junte os restantes 50 g de açúcar e bata mais um pouco. Deite colheradas de claras no tacho, poucas de cada vez, e deixe-as cozer cerca de 5 minutos, virando-as a meio. Retire as farófias, escorra-as e coloque-as numa tigela. 3. Deixe arrefecer um pouco o leite. Misture a farinha maisena com as gemas, junte ao tacho com o leite, leve ao lume e deixe cozinhar, mexendo sempre, até engrossar. Regue as farófias, polvilhe com canela em pó e sirva.

Frango frito Frango frito à portuguesa

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 30 minutos + tempo de marinar Doses: 5 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Arranje o frango, corte-o em pedaços e coloque-os numa tigela larga. 2. Descasque, lave e pique os dentes de alho fi namente. Tempere o frango com o alho, o vinho branco, o sumo de limão, sal e piripíri. Envolva bem e deixe marinar durante 30 minutos. 3. Depois retire o frango da marinada, escorra-o bem e passe-o pela farinha. Leve-o a fritar em óleo abundante e bem quente de ambos os lados. Retire, deixe escorrer sobre papel absorvente e sirva a gosto.

Bifes de vaca à portuguesaBifes de Vaca à Portuguesa

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 30 minutos Doses: 4 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Descasque as batatas, corte-as em rodelas e frite-as em óleo. Entretanto, arranje os bifes e tempere-os com sal e pimenta. Descasque, lave e pique os dentes de alho. 2. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e a manteiga, deixe aquecer, junte as fatias de presunto, deixe-as fritar um pouco de ambos os lados, retire-as e reserve-as. Junte os alhos, a folha de louro e os bifes à mesma frigideira e deixe fritar os bifes de ambos os lados a gosto. 3. Adicione então o vinho branco, deixe ferver até evaporar, retire do lume e sirva com as fatias de presunto e acompanhado com as batatas fritas escorridas. Decore a gosto, por exemplo com azeitonas e salsa picada.

Açorda de Bacalhau

Grau de dificuldade: Fácil Custo da Refeição: Económica Tempo: 20 minutos Doses: 4 pessoas Ingredientes:

Instruções: 1. Deite a água numa tigela que possa ir ao microondas, junte o caldo de marisco e leve ao microondas a 900 watts durante 6 minutos ou até a água começar a ferver. Depois junte o bacalhau e ligue mais 5 minutos na mesma potência. Retire do microondas, reserve a água, deixe amornar o bacalhau, depois rejeite-lhe as peles e as espinhas e desfie-o. 2. Retire a côdea ao pão, corte o miolo em pedaços, deite-os na tigela com a água de cozer o bacalhau e deixe ensopar bem. Descasque e lave os dentes de alho, deite-os para um recipiente que possa ir ao microondas, adicione o azeite e ligue 3 minutos a 900 watts. 3. Retire, junte o pão, o bacalhau desfiado e um pouco de coentros picados, envolva e leve novamente ao microondas na mesma potência durante 1 minuto, mexendo de vez em quando. Retire, rectifique os temperos, adicione as gemas e mexa bem na hora de servir.

 

Partilhe:
Blog
Dicas e truques
Receitas Air Fryer – 5 sugestões
Usar uma air fryer oferece várias vantagens: cozinha alimentos mais rapidamente que métodos tradicio...
Receitas com salsichas frescas – (6 sugestões)
As salsichas frescas são versáteis e perfeitas para receitas caseiras. Fáceis de cozinhar, podem ser...
5 Receitas Marotas (+18)
As receitas portuguesas podem ser picantes sem ser preciso cozinhar com malaguetas. Conheça algumas...
Receitas de pão
Dia 16 de Outubro é dia Mundial do Pão, não há português que se preze que não adore pão. Partilhamos...
Receitas com bacalhau desfiado (5 sugestões)
Receitas com bacalhau desfiado para todos os fãs de bacalhau. 5 receitas fáceis de preparar ideais p...
Receitas para congelar! (10 sugestões)
Sabia que preparar refeições com antecedência e congelá-las pode mudar o seu dia a dia? Seja para po...
Receitas especiais para grávidas! (8 sugestões)
Celebre o Dia Mundial da Grávida com receitas especiais! Para todas as futuras mamãs, este é o vosso...
Para quem não sabe o que fazer com o ananás que comprou a semana...
Ainda tem aquele ananás da semana passada na cozinha? Não sabe o que fazer com ele? Temos a solução...
Bem-vindo ao mundo da teleculinária!
Queremos partilhar consigo todas as novidades, as melhores sugestões de receitas e fantásticas dicas para o ajudar na cozinha.