Os gelados sabem bem em qualquer dia do ano, certo? E baunilha é um dos sabores mais desejados por quem aprecia esta receita. Por isso, não perca mais tempo e prepare uma receita fácil e fresca!
1 vagembaunilha ou 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
Raspa de 1 limão q.b.
Taças tulipa de bolacha de baunilha q.b.
Amêndoa laminada torrada para polvilhar
Xarope de agave para decorar
Modo de preparação
Leve ao lume um tacho com o leite, o açúcar e o interior da vagem de baunilha raspado (ou essência de baunilha) e deixe levantar fervura.
Coloque as gemas numa tigela e adicione o leite em fio, mexendo continuamente. Adicione as sementes e a raspa de limão, leve ao lume, em banho-maria, e deixe engrossar um pouco, mexendo até o creme se começar a colar à colher. Retire do lume e deixe arrefecer.
À parte, bata ligeiramente as natas e depois acrescente-lhes o preparado anterior, em fio e envolvendo cuidadosamente. Transfira o creme para uma sorveteira ou leve-o ao congelador (se optar pelo congelador, retire o gelado cerca de 2 a 3 horas depois e reduza-o a puré num robot de cozinha ou numa picadora, triturando por mais duas vezes).
Alguns minutos antes de servir, retire bolas do gelado e disponha-as em taças de baunilha. Polvilhe com amêndoas laminadas torradas e decore com um fio de xarope de agave.