Deite as avelãs num tabuleiro, leve-as ao forno pré-aquecido a 180°C e deixe-as aquecer bem. Retire, esfregue as avelãs com umas luvas ou um pano para retirar a casca e reserve-as.
Leve ao lume uma frigideira com o açúcar salpicado com 1 colher (sopa) de água até atingir o ponto de caramelo. Junte depois as avelãs e mexa até que fiquem bem envolvidas. Retire do lume, verta para a bancada untada com óleo, deixe arrefecer, depois parta em pedaços, deite-os na picadora e ligue para triturar grosseiramente.
Demolhe as folhas de gelatina em água. Num tacho, misture o leite, o leite condensado e as gemas e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume, junte as folhas de gelatina bem escorridas, mexa bem, deite numa tigela e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.
Numa tigela, bata as claras em castelo bem firme. Noutra tigela, bata as natas em chantilly. Reserve um pouco da mistura de avelã, adicione o resto à mistura do leite condensado, mexa, junte igualmente chantilly e depois as claras e envolva suavemente. Verta para uma forma com buraco untada com óleo e leve ao frio até solidificar. Na hora de servir, desenforme e polvilhe com a mistura de avelã que reservou.