Se adora uns bons rissóis de peixe, porque não torná-los ainda mais práticos de preparar usando pescada? São sabores e aromas fantásticos que ninguém vai conseguir resistir!
1/2 alho-francês (parte branca) cortado em rodelas
1 cebola
2 dentes de alho
270 ml de leite
100 g de farinha
80 g de margarina
Sumo de limão q.b.
Salsa picada q.b.
Noz-moscada q.b.
Sal e pimenta branca q.b.
Para a massa
360 g de farinha
80 g de margarina
3 ovos batidos
300 ml de água
1 casquinha de limão
Pão ralado q.b.
Sal q.b.
Farinha para polvilhar
Óleo para fritar
Para acompanhar
1 lata pequena de milho
3 colheres (sopa) de maionese
Ervilhas e cenouras bebé q.b.
Sal q.b.
Modo de preparação
Prepare o recheio: coza a pescada em água com sal, depois retire para um prato e deixe arrefecer. Coe o caldo e reserve. Limpe o peixe de pele e espinhas e desfie-o.
Refogue a cebola, os alhos e o alho-francês, picados, num tacho com a margarina derretida, depois junte a farinha e misture bem. Adicione 125 ml do caldo do peixe e o leite, aos poucos e mexendo sempre, até obter um creme. Retifique o sal e tempere com pimenta, noz-moscada e sumo de limão. Acrescente salsa picada e o peixe, envolva e deixe aquecer um pouco. Retire do lume e reserve.
Prepare a massa: leve ao lume um tacho largo com a água, a margarina e a casca de limão. Tempere com sal e deixe ferver. Elimine a casca de limão, junte a farinha, de uma só vez, mexa até a massa se descolar do fundo do tacho e depois forme uma bola.
Coloque a massa numa bancada enfarinhada, deixe-a amornar, depois amasse-a ligeiramente, divida-a em duas bolas e estenda-as finamente com o rolo. Disponha pequenas porções do recheio no centro, afastadas umas das outras, dobre a massa por cima e, com um copo, corte em formato de rissol. Passe os rissóis pelos ovos batidos e depois por pão ralado e frite-os em óleo quente, de ambos os lados, até ficarem douradinhos. Escorra sobre papel absorvente.
Prepare o acompanhamento: coza as ervilhas e as cenouras em água com sal, depois escorra, deixe arrefecer e misture com o milho, previamente escorrido. Envolva com a maionese e leve ao frio. Sirva como acompanhamento dos rissóis.
Pode congelar os rissóis depois de panados e fritá-los numa outra altura.