Lave as nêsperas, retire-lhes a pele e os caroços e corte-as em cubinhos. Deite a fruta num tacho com o açúcar amarelo, o pau de canela e o sumo de limão. Leve a lume baixo e, quando começar a ferver, contabilize 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do tacho e reserve.
Leve o leite ao lume até ferver e depois reserve também. À parte, misture 200 g do açúcar branco com a farinha maisena, as gemas e o leite fervido, em fio. Deite no tacho usado e leve ao lume para engrossar, mexendo continuamente com uma vara de arames. Retire do lume, misture-lhe cerca de metade da fruta, previamente escorrida, e deixe arrefecer.
Forre com película aderente uma forma retangular ou tipo bolo inglês e reserve. Bata as natas com o restante açúcar, até ficarem firmes. Misture-as no creme e depois deite na forma. Leve ao congelador durante, pelo menos, 6 horas.
Retire o gelado do congelador, desenforme e, no momento de servir, deite por cima a restante calda de fruta, quente ou fria e sem o pau de canela. Sirva o gelado decorado com hortelã.