Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata o açúcar com 4 gemas e 2 ovos inteiros, até aumentarem de volume. Adicione, aos poucos, a farinha, previamente misturada com o fermento, e bata mais um pouco.
À parte, bata as restantes claras em castelo, envolva-as na massa anterior e deite na forma. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, durante cerca de 35 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
Prepare a cobertura: leve ao lume um tacho com as gemas, o leite condensado e 4 colheres (sopa) da calda do ananás. Deixe engrossar, mexendo sempre, retire e deixe arrefecer.
Corte o ananás em pedaços pequenos e reserve. Bata bem as natas em chantili. À parte, bata também as claras em castelo. Misture o chantili com o creme de ananás frio e, de seguida, envolva as claras batidas.
Desenforme o bolo e, com a ajuda de um aro de tamanho um pouco menor e uma faca, elimine a côdea em volta. Corte o bolo ao meio e molhe ambas as partes com a calda do ananás. Recheie com um pouco do creme e alguns pedaços de ananás.
Disponha a parte superior do bolo e cubra-o totalmente com o restante creme. Decore com mirtilos e o restante ananás e leve ao frigorífico, até ao momento de servir.