Esta bola de atum é de comer e chorar por mais! É uma entrada deliciosa e garantimos que não vai sobrar uma única fatia desta pequena tentação Experimente aí por casa!
Prepare a massa: numa tigela, dissolva o fermento na água morna. Junte depois o azeite e a farinha, polvilhe com uma pitada de sal fino e amasse. Se necessário, junte um pouco mais de farinha, de modo a que a massa fique bem ligada e homogénea. Transfira para outra tigela, cubra com um pano húmido e deixe levedar até duplicar de volume.
Prepare o recheio: leve ao lume um tacho com o azeite e refogue a cebola e os dentes de alho picados. Junte depois o tomate, o atum escorrido e as azeitonas e deixe cozinhar até que tudo fique macio. Tempere com sal e pimenta, junte coentros picados, mexa e retire do lume.
Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada, de modo a ficar maior do que o diâmetro da forma que vai usar. Unte uma forma (cerca de 26 cm de diâmetro) com manteiga e forre com papel vegetal. Coloque a massa na forma, deixando o bordo de fora.
Recheie com o preparado de atum e cubra com o bordo da massa, unindo bem as extremidades. Tape com um pano e deixe levedar até duplicar novamente de volume. Pincele depois com gema batida e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 35 a 40 minutos. Retire a bola do forno, deixe arrefecer um pouco, desenforme e sirva cortada em fatias.