Leve a cozer o bacalhau em água com as folhas de louro e grãos de pimenta, escorra-o, deixe-o amornar, rejeite-lhe a pele e as espinhas e lasque-o. Descasque e lave as batatas, corte-as em rodelas grossas, frite-as em óleo e escorra-as.
Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas e pique os alhos. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que fique macio. Adicione depois o tomate e deixe refogar, em lume brando, até que fique douradinho. Rectifique os temperos, retire do lume, junte o bacalhau e envolva.
Disponha as batatas fritas num tabuleiro grande ou dois médios e espalhe por cima o bacalhau. Dissolva a farinha maisena em 6 dl do caldo de cozer o bacalhau, leve ao lume, mexendo sempre até engrossar, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e regue por cima do bacalhau. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc até que fique douradinho. Sirva com coentros picados e acompanhe com salada.