Leve ao lume um tacho com água abundante, sal, o louro e o açafrão. Junte o arroz, mexa e deixe cozer. Retire, escorra e reserve.
Coloque os alhos descascados, o alho-francês, cortado em pedaços, e metade do chouriço (sem pele) num processador e triture.
Leve ao lume o mesmo tacho com a manteiga, a cebola picada e a mistura anterior. Refogue durante 3 minutos, depois adicione o vinho e deixe-o evaporar. Acrescente o tomate e, minutos depois, a carne, cortada em pedaços. Retifique os temperos de sal e pimenta, retire do lume, envolva e reserve.
Unte uma travessa de forno com manteiga e deite metade do arroz cozido. Disponha o preparado anterior por cima e cubra com o restante arroz. Bata os ovos, espalhe-os sobre o arroz e polvilhe com o queijo ralado.
Decore com o restante chouriço, cortado em rodelas, e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, até corar. Sirva polvilhado com coentros secos.
O empadão de carne com arroz é uma receita tradicionalmente reconfortante, que combina ingredientes humildes em algo que conforta a alma e agrada ao paladar. Esta refeição é feita com camadas de carne suculenta e arroz cozido, intercaladas habilidosamente, criando uma harmonia de texturas e sabores que só um prato caseiro pode oferecer. O empadão é, muitas vezes, finalizado com uma camada crocante por cima, que pode ser de puré de batata ou mesmo uma cobertura mais leve de pão ralado, que lhe confere uma textura deliciosamente gratinada após passar pelo forno.
Servido quente, o empadão de carne com arroz é o conforto em forma de comida, ideal para dias frios ou para reuniões familiares onde se procura algo que agrade a gregos e troianos. Além de ser uma refeição completa, é também uma forma excelente de aproveitar sobras de carne ou de arroz, transformando-as num novo prato, cheio de sabor e com uma apresentação apetecível. Este prato é uma verdadeira prova de que a cozinha simples pode ser também extraordinariamente saborosa e satisfatória.