Uma consoada linda e deliciosa! Já viu bem o aspeto deste arroz de pato? Ficará uma maravilha na sua mesa de consoada! Um prato que ninguém resiste e que é perfeito para partilhar com quem mais gosta. Vamos provar?
1.Num tacho grande coloque cerca de 2 a 3 L de água e o vinho do porto. Tempere com sal e pimenta. Junte a cebola descascada com os cravinhos espetados. os chouriços e o pato. Leve ao lume e deixe cozer durante 50 minutos. Retire o pato para uma travessa e deixe arrefecer.
2.Coloque num tacho 1 L de caldo da cozedura do pato, leve ao lume, deixe ferver, adicione o arroz, tape e deixe cozinhar durante 12 minutos em lume brando. Retifique os temperos.
3.Entretanto desfie o pato e reserve. Corte um dos chouriços em rodelas e o outro em cubos e reserve, descasque e rale a cenoura.
4.Retire o arroz, adicione o pato desfiado, o chouriço e a cenoura e envolva. Coloque o arroz num tabuleiro, disponha as rodelas de chouriço por cima. Leve ao forno pré aquecido a 200ºC, durante 15 minutos. Retire e sirva.