Já provou litão? É um peixe seco muito utilizado no Algarve e é uma delicia. Prove já esta feijoada de litão à moda de Olhão diferente da que está habituado, mas com todo o sabor que merece! Vamos experimentar!
Demolhe o feijão em água, bem como o litão cortado em pedaços, por cerca de 12 horas.
De seguida, escorra tudo, coloque o feijão numa panela de pressão, junte o ramo de tomilho, as folhas de louro e um fio de azeite. Cubra com água, feche e deixe cozinhar durante 20 minutos, depois de levantar fervura. Passado esse tempo, liberte a pressão da panela, verifique a cozedura do feijão e reserve com o caldo da cozedura, rejeitando o tomilho e as folhas de louro.
Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure o chouriço, cortado em rodelas. Junte a cebola e os alhos, descascados e picados, e as cenouras, descascadas e cortadas em rodelas, e deixe refogar, mexendo regularmente.
Adicione o tomate pelado, a polpa de tomate e o vinho, tempere com sal e pimenta e deixe apurar. Junte o feijão e um pouco do caldo da cozedura e mexa. Tape e deixe cozinhar, em lume brando, mexendo ocasionalmente.
À medida que o molho vai apurando, acrescente algumas conchas do restante caldo do feijão e retifique o sal. A meio da cozedura, adicione os pedaços de litão e um pouco de coentros picados e deixe terminar. Decore com mais coentros e sirva com arroz branco cozido.