Parta o caranguejo, elimine as cascas, escolha o miolo, incluindo o das patas, e reserve. Aloure a cebola e os alhos picados num tacho com um pouco de azeite. Junte o tomate, limpo de pele e sementes e cortado em cubos, e deixe refogar um pouco. Adicione o miolo do caranguejo e da sapateira, tempere com a paprica, sal e pimenta ou picante e retire do lume.
Prepare a massa: leve ao lume um tacho com 330 ml de água, a casca de limão, o sal e a manteiga. Quando começar a ferver, deite a farinha de uma só vez. Mexa bem e retire do lume quando a massa se descolar do tacho.
Transfira a massa para uma superfície lisa e enfarinhada e bata-a com o rolo, tentando amassá-la conforme for arrefecendo. Molde pequenas bolas e espalme-as com o rolo. Coloque no centro um pouco do recheio anterior e feche a massa com as mãos, moldando-a em formato de pera (se necessário, utilize um pouco de farinha).
Passe as coxinhas pelos ovos batidos e depois por pão ralado. Leve ao lume um tacho com óleo e deixe aquecer. Junte as coxinhas e deixe fritar, mexendo-as para corarem uniformemente. Retire-as com uma escumadeira e escorra-as sobre papel absorvente. Sirva-as quentes ou frias.
Também pode adicionar salsa ou coentros picados ao recheio.