Descasque a cebola e os alhos, pique tudo muito fino, deite para um tacho, junte o azeite e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha. Adicione a carne picada, mexa bem até a carne ficar solta, junte depois os tomates picados sem peles e pevides, tempere com sal e pimenta, mexa e deixe cozinhar até ficar sem líquido, mexendo de vez em quando. Retire do lume e deixe arrefecer.
Dissolva o fermento e o açúcar no leite morno e deixe repousar durante 20 minutos. Junte depois a farinha, o sal, o azeite (ou o óleo) e a água e amasse muito bem até a massa se descolar das mãos. Faça uma bola com a massa, polvilhe-a com farinha e deixe-a levedar até duplicar o volume.
Ligue o forno a 200° C e barre ligeiramente o tabuleiro do forno com margarina. Coloque a massa em cima da mesa polvilhada com farinha, corte-a em pequenas porções, molde-as em bolas e depois achate-as com as mãos. Disponha no tabuleiro e, ao centro de cada uma, coloque uma colherada da mistura da carne. Leve ao forno durante 20 minutos, retire, deixe arrefecer um pouco e sirva morno ou frio.