0,5 dl de anis, amêndoa amarga ou outro licor a gosto
Modo de preparação
Ligue o forno a 180°C, unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata os ovos, as gemas e o açúcar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Adicione depois a farinha peneirada com o cacau e o fermento e envolva suavemente. Verta para a forma e leve ao forno durante 40 minutos.
Entretanto, prepare a calda: leve ao lume um tacho com a água, o açúcar e o anis (ou amêndoa amarga ou outro licor) e deixe ferver durante 5 minutos. Retire e deixe arrefecer.
O recheio: lave e retire o pé e o caroço às cerejas. Deite a farinha maisena, o açúcar e a água para um tacho, mexa bem até dissolver, adicione as cerejas, leve ao lume, mexendo, até engrossar e retire do lume. Bata as natas em chantilly adicionando um pouco de açúcar a gosto.
Desenforme o bolo e corte-o em três rodelas. Pincele a rodela inferior com um pouco da calda, espalhe por cima 1/3 do chantilly, cubra com a rodela do meio e pincele com mais calda. Espalhe em cima a mistura das cerejas, cubra com a última rodela, regue com o resto da calda e barre todo o bolo com o restante chantilly. Depois sirva decorado a gosto, por exemplo com raspas de chocolate e cerejas.