Demolhe as amêndoas em água abundante por cerca de 8 horas. Quando faltar cerca de 1 hora para o final deste tempo, descasque as beringelas e fatie-as finamente no sentido do comprimento. Junte o sumo de limão e um pouco de sal e deixe marinar durante 1 hora.
Entretanto, junte no liquidificador os ingredientes indicados para o molho de tomate, reservando algumas folhas de manjericão para a guarnição. Triture completamente, retifique o sal e reserve numa tigela.
Descarte a água das amêndoas, transfira-as para o copo do liquidificador, junte os restantes ingredientes indicados para o molho branco e triture até obter um creme aveludado. Retifique o sal e reserve.
Leve a lume médio uma frigideira pequena, junte as sementes de girassol e o shoyu e deixe saltear, mexendo constantemente para não queimar. Reserve.
Esprema delicadamente as fatias de beringela entre as mãos para drenar o excesso de líquido. Num recipiente refratário, faça camadas por esta ordem: fatias de beringela, molho de tomate, fatias de beringela e molho branco. Repita até finalizar os ingredientes.
Guarneça com as sementes de girassol e as folhas de manjericão que reservou. Leve ao forno, pré-aquecido no máximo a 42ºC, somente para aquecer. Sirva de seguida.